Novas turmas da PMCE e da Pefoce começam formação na Aesp/CE

26 de fevereiro de 2024 - 16:05 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta segunda-feira (26), aos cursos de formação inicias de novas turmas da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). São quase 1,4 mil homens e mulheres em fase de capacitação.

As turmas têm alunos-soldados e cadetes da PMCE e futuros servidores da Pefoce. Os cursos são ministrados por esta Academia, em parceria com as forças coirmãs ligadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com atividades e disciplinas teóricas e práticas em diferentes matrizes curriculares.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressalta que – mais uma vez – a instituição é chamada a cumprir o seu papel em um momento importante. “É uma satisfação muito especial para nós, desta Academia, receber esses homens e mulheres logo cedo, ver cheios de entusiasmo os corredores e as salas de aula, nosso ginásio tomado de alegria… Não são apenas os policiais militares e os futuros profissionais da Pefoce que entendem como marcante esse momento. Nós, da Aesp, também. Cada dia de formação deles é, para nós, uma sensação nova de dever cumprido”, comenta o gestor.

Primeiro dia teve chuva e muita movimentação

Eram 6h30min, com o Sol ainda tímido diante do céu nublado, quando as turmas se apresentaram nesta Academia. Os primeiros passos, já na área interna da instituição, foram acompanhados por uma breve chuva. Nada que alterasse sorrisos e semblantes de sonho realizado.

A cadete Klysmani Alves do Pelotão 1 do Curso do Formação de Oficiais da PMCE, celebrava com empolgação o início da capacitação nesta Academia. “As expectativas são as melhores. Certamente, daremos o melhor de nós. Estamos aqui prontos e preparados para servir”, exclama.

Entre as praças também sobrava otimismo. “Sou do Estado do Rio Grande do Norte. Estou muito feliz na realização de um sonho, que é o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Ceará”, resume o aluno soldado Breno Victor Nascimento Gomes, do 11º Pelotão.

“Estou muito empolgada e animada em aprender e retornar todo esse conhecimento a serviço da sociedade”, destaca a aluna Paula, do Curso de Formação de Perito Criminal da Pefoce.