Futuros escrivães e inspetores da PC-CE concluem disciplina de Tiro Policial Defensivo

9 de fevereiro de 2024 - 09:25 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta semana, a disciplina de Tiro Policial Defensivo para a turma atual do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A conclusão ocorreu na quinta-feira (8), com aula prática, em um estande localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Todos os alunos da chamada T2/2021 cursaram a disciplina, dentro da matriz pedagógica do curso, e seguem para outras fases da formação. O conteúdo teve atividades teóricas e práticas, nesta Academia e no estande de tiro, a fim de proporcionar aos futuros policiais civis a melhor condição de treinamento e de desenvolvimento de Tiro Defensivo Policial.

“Uma disciplina como essa é fundamental para o exercício da atividade policial. Portanto, é essencial para um policial civil, para a proteção dele, para a proteção dos colegas, para a proteção de um modo geral. E é essencial, também, para a proteção da sociedade. Uma vez preparado, capacitado e apto a proporcionar autodefesa, o agente de segurança passa a ter condições de proporcionar segurança pública”, frisa o diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto.

Um dos professores da disciplina e supervisor do Núcleo de Armamento e Tiro, o inspetor James Viana, avaliou os resultados da T2. “Pudemos perceber que são homens e mulheres com muita vontade de aprender, de desenvolver a prática do tiro, de absorver os conteúdos e as técnicas. Esse tipo de conteúdo precisa ser sempre trabalhado, com atividades complementares, com o dia a dia, mas a avaliação que faço é de que, para uma formação inicial, o nível da turma é muito satisfatório”, comentou.

A futura inspetora Cris Mayara, da T2, foi uma das concludentes da disciplina. Para ela, os conteúdos transmitidos na Aesp e no estande de tiro foram extremamente positivos. “Essa é uma disciplina que nos causava expectativa, ansiedade. Mas, com o andamento das aulas, sentimos que os professores eram os melhores para transmitir os conhecimentos, a dicas, as orientações necessárias. Pretendo também, após essa conclusão, ter mais atividades para desenvolver ainda mais a minha aptidão”, elogiou.