Aesp/CE realiza plantio de mudas e promove conscientização ambiental
5 de fevereiro de 2024 - 16:55 #Aesp/CE #Biodiversidade #PCCE #Semace
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) efetuou o plantio de 50 novas árvores. As mudas foram plantadas por servidores de diversos setores, além de alunos do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil (PC-CE). Foram escolhidas mudas de ipês amarelo e rosa, oriundas da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para o cultivo em diferentes pontos da Academia.
Localizada no Mondubim, em Fortaleza, a instituição tem uma extensa área interna – o que permite o cultivo de árvores e, principalmente, a valorização do meio ambiente. De acordo com o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, a escolha do ipê-amarelo e do ipê-rosa se deu pelo significado que essas espécies carregam: o ciclo da vida. “Todos nós cumprimos missões. Estamos aqui, na Aesp, para dar a nossa contribuição. E, um dia, não estaremos mais. Mas essas árvores, sim, permanecerão aqui, fornecendo sombras e cores a outras pessoas, a outros ciclos”, comenta o gestor.
As mudas foram postas em pontos estratégicos da Academia, onde não havia plantio ou em lugares estratégicos, como áreas comuns e de circulação.
O aluno Bruno, do Curso de Formação da PC-CE, participou do plantio. Para ele, foi uma forma de se sentir eternizado em um espaço tão importante. “Um dia eu não estarei mais aqui, serei inspetor da Polícia Civil. Quero voltar um dia, para fazer novos cursos. Mas, ainda assim, essa é uma contribuição valorosa. Essa árvore vai nascer, e eu saberei que para sempre ela estará lá, plantada pelas minhas mãos”, comenta.