Aesp/CE sedia reunião do Consesp e apresenta balanço anual de gestão

17 de janeiro de 2024 - 13:36 # # # # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) sediou, na manhã desta quarta-feira (17), a reunião mensal do Conselho Estadual de Segurança Pública do Ceará (Consesp). Durante o encontro, o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, apresentou informações atualizadas sobre estrutura e funcionamento da instituição, além de listar ações referentes a processos de formação educacional e planejamentos para iniciativas futuras.

Localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza, a Aesp recebeu pela primeira vez a reunião do Consesp com a atual composição. O presidente do conselho e titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgão de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) do Estado, Rodrigo Bona, chefiou os trabalhos.

“O Consesp reúne mais de 20 órgãos e entidades. É um conselho que tem uma função muito importante a cumprir em prol da sociedade. É certo que Segurança Pública é um trabalho que não se faz sozinho. Da mesma forma, o conselho tem esse entendimento, ao agregar órgãos diversos para compartilhar informações de gestão, de políticas públicas, de investimentos e os resultados”, explanou Bona.

Ao falar sobre a Academia, Leonardo Barreto detalhou que, somente no ano passado, a instituição promoveu mais de nove mil ações de formação direcionadas aos agentes da Segurança Pública do Ceará, em mais de 370 turmas, que também receberam servidores de outros estados, de municípios e da União. Além disso, o diretor-geral agradeceu ao Conselho e aos representantes presentes pela visita.

“A gente tem um sentimento de orgulho ao receber uma reunião como essa, de uma pauta tão relevante, envolvendo órgãos e instituições representados por pessoas que prestam grandes contribuições para a Segurança Pública e para outros setores da sociedade. Compartilhar experiências, ações e iniciativas é sempre bom, é sempre positivo. E aqui há muito conhecimento valoroso”, comentou Barreto.

Consesp é composto por órgãos estaduais e de outros entes federativos

O Consesp é integrado por representantes de diversas instituições e forças amigas, como SSPDS, PC-CE, PMCE, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além de CGD, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Casa Militar, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) de Fortaleza.

Também integram o Consesp membros do Conselho de Defesa do Policial em Exercício da Função (CDPEF), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Conselho do Direito da Mulher, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Casa Civil, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Guarda Portuária, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e universidades.

Estiveram presentes na reunião, o controlador-geral de disciplina e presidente do Consesp,Rodrigo Bona Carneiro; o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexsandro Fernandes; o subcomandante da PMCE, coronel Vinícius Vineimar; o delegado regional da Polícia Federal no Ceará, Flávio Mesquita; a promotora de justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público, Luciana de Aquino Vasconcelos Frota; o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; o secretário executivo de planejamento e gestão interna da Casa Civil, Francisco Cavalcante; o superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Getúlio Rodney; o diretor de planejamento e gestão interna do CBMCE, coronel BM Manoel Helder de Miranda;o assessor de relações institucionais da secretaria municipal de segurança cidadã, delegado Vinícius Rattacaso; o diretor de estratégia de segurança pública da Supesp, tenente-coronel Eduardo Barreto; a defensora pública Nelie Aline Saraiva; o coordenador da Guarda Portuária, Eneas Braga; o advogado, Jerônnico Cândido; e a suplente do Conselho Cearense dos Direitos das Mulheres, Maria José Damasceno.