Profissionais de segurança pública concluem cursos de Pós-Graduação na Aesp/CE

20 de dezembro de 2023 - 14:12 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quarta-feira (20), a solenidade de encerramento da turma 5 do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp/2023) e da turma 4 do Cursos de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp/2023). A cerimônia aconteceu no auditório principal da Instituição e reuniu formandos, familiares e autoridades da segurança pública cearense. Ao todo, cinquenta e sete profissionais de segurança pública receberam o título de especialistas.

Presente na solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, destacou a importância da capacitação para os oficiais. “A sociedade cearense, a Secretaria de Segurança Pública, cada uma das vinculadas, esperam muito dos senhores, hoje, com certeza são profissionais de excelência, mais capacitados. Sem sombra de dúvidas, vão trazer mais resultados, e a ideia é ajudar mais os profissionais para que a gente consiga cada vez mais evoluir mais nessas formações, para que tenhamos oficiais, que com certeza são oficiais, que amanhã vão comandar as vinculadas, comandar os batalhões. Agentes de segurança mais capacitados e melhores”, disse o gestor.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, ressaltou o trabalho realizado pela Célula de Pós-Graduação da Academia. “É uma célula muito importante, inovadora. Não são todas as academias de polícia ou de segurança pública que possuem pós-graduação. Muitas delas ainda estão trabalhando para tê-las e nós já temos há um certo tempo, temos expertise com relação a isso e a prova disso é a qualidade dos nossos alunos, dos trabalhos que nós estamos apresentando, e estamos avançando cada vez mais. O nosso projeto é que no próximo ano nós ampliemos de uma pós-graduação lato sensu para uma pós-graduação stricto sensu, seja na experiência do mestrado ou doutorado”, concluiu Barreto.

A Capacitação

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp – Turma 5) foi realizado no período de junho a dezembro de 2023, com uma carga-horária de 408 horas/aula e formou 30 profissionais de segurança pública, sendo 20 policiais militares; oito bombeiros militares e dois peritos.

Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp – Turma 4) foi realizado no período de junho a dezembro de 2023, com uma carga-horária de 418 horas/aula e formou 27 profissionais de segurança pública, sendo 20 policiais militares; seis bombeiros militares e um perito.

Ambas as capacitações têm o objetivo de propiciar aos profissionais da segurança pública, as condições necessárias para angariar, aprofundar, refletir e produzir conhecimentos voltados para a gestão estratégica e institucional, nas áreas da segurança pública, defesa civil, cidadania e direitos fundamentais. Além de preparar seus participantes para o exercício de funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoramento das instituições ligadas ao sistema de segurança pública.

Reconhecimento

A solenidade também foi marcada por homenagens. Em reconhecimento ao desempenho dos formandos, os discentes que lograram o primeiro lugar nos cursos de pós-graduação – 2023 receberam o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual. Foram eles: o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará, Isaac Rodrigues do Nascimento (Ceaesp) e o capitão da Polícia Militar do Ceará, Francisco Ednaldo Ferreira do Carmo (Cegesp).

O capitão da Polícia Militar, Francisco Ednaldo Ferreira do Carmo, também foi o orador da turma e em seu discurso ressaltou o compromisso que todos firmaram com a Segurança Pública e com a sociedade cearense. “Ao longo desse período, mergulhamos em estudos e debates, aprimorando nossas habilidades técnicas e liderança, enquanto gestores. Cada um que hoje conclui o CEGESP 2023 abraçou a responsabilidade de ser um guardião da segurança, comprometido com a proteção dos cidadãos e a busca contínua por um ambiente mais seguro para todos. Que possamos aplicar com excelência e responsabilidade todo conhecimento adquirido, contribuindo para uma gestão de segurança pública cada vez mais eficiente e próxima da comunidade que juramos proteger, firmes na missão a nós confiada de vidas alheias e riquezas a salvar, pois somos a última barreira entre a paz e o caos, somos uma raça de fortes, povo de bravos”, disse o oficial.

Em seguida, os professores eleitos pela turma também foram agraciados com um certificado de agradecimento pelo empenho e dedicação junto à turma.

Também estiveram presentes na solenidade, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Sávio Nascimento de Sousa; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Cláudio Barreto de Sousa; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez; o perito-geral da Perícia Forense , Júlio Torres; e o superintendente de pesquisa e estratégia da segurança pública, Nabupolasar Feitosa.