Aesp realiza adesão ao Programa de Integridade na Administração Pública

8 de dezembro de 2023 - 17:06 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) aderiu, nesta sexta-feira (8), ao Programa de Integridade na Administração Pública. A adesão ocorreu durante reunião entre a Aesp e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), na sede da instituição, em Fortaleza.Essa iniciativa consiste na integração de mecanismos organizacionais e de gestão com foco na gestão de riscos e nos controles internos.

Dentro do Poder Executivo estadual, o objetivo do programa é fortalecer e direcionar as instituições públicas para o alcance dos seus objetivos estratégicos e a entrega dos resultados esperados pela população, de forma regular, eficiente, transparente e proba.

“Administração Pública demanda integridade pública. Todos os agentes públicos devem entender a integridade como o conjunto de arranjos institucionais para que a gestão jamais percorra um caminho que não seja o seu real objetivo. E qual o objetivo da gestão? Entregar aqueles resultados que são demandados e esperados pela população, sempre de modo adequado, com eficiência, excelência, imparcialidade, conduta republicana”, ilustra o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto.

Estiveram presentes à reunião o secretário executivo da CGE, Antonio Marconi Lemos da Silva; o coordenador de Controladoria (CCONT), Italo Brigido; e a auditora de Controle Interno, Wladis Pinheiro.

“A importância do programa de integridade é promover o fortalecimento institucional, fazer com que os processos sejam executados de forma eficaz, ágil e segura. Ao aderir ao programa, a Aesp dá uma sinalização, através do seu gestor máximo, do propósito da gestão de melhorar os processos organizacionais, de fortalecer a organização, de tornar a instituição mais confiável, de tornar a instituição mais eficiente”, enumera Marconi.

Além do diretor-geral da Aesp, também estiveram presentes a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Academia, delegada Kamilly Campos, bem como coordenadores e assessores da instituição.