Disciplina de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Orientação Sexual será implementada nos Cursos de Formação da Segurança Pública

30 de novembro de 2023 - 15:53 # # # # # # # # #

 

Os cursos de formação inicial da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) devem ter uma nova disciplina em suas matrizes curriculares: Estudo das Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Orientação Sexual.

A proposta foi apresentada pelos orientadores da Célula de Ensino Civil e Integrado, delegado Ciro de Assis Lacerda, e da Célula de Práticas Educacionais, tenente-coronel PM Carlo Rômulo. Essa iniciativa surgiu a partir do trabalho final da disciplina de Planejamento e Metodologia de Ensino, no Curso de Formação de Multiplicadores da Polícia Antirracista.

Essa formação foi promovida pelo Departamento de Educação e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no Ministério da Justiça, em Brasília. Ciro e Carlo Rômulo participaram e concluíram essa capacitação, nesta quinta-feira (30), representando a Aesp.

A sugestão de inserção de uma nova disciplina foi encaminhada ao diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto. “É com satisfação que eu recebo essa ideia. Trata-se de uma proposição interessante, plausível, efetivamente necessária. É fato que a Aesp/CE tem essa preocupação e busca essa atualização curricular”, adiantou o gestor.

O delegado Ciro Lacerda aponta como essa proposta deve impactar na formação policial. “O objetivo é promover a capacitação dos profissionais de segurança pública quanto ao tema vertente, com a perspectiva de construirmos uma polícia compromissada com os ideais humanistas e antirracistas”, indicou.

“A ideia é que essa disciplina esteja presente nas matrizes de formação inicial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará”, completou o oficial Carlo Rômulo.

A nova disciplina também deve ser apresentada formalmente à Senasp para que seja implementada nas instituições que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).