Aesp/CE inicia apresentação oral de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de especializações

27 de novembro de 2023 - 16:50 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) dá início, nesta segunda-feira (27), a uma Sessão Pública de Apresentação Oral dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Mais de 50 alunos de dois cursos de especialização devem ser submetidos a uma banca avaliadora para a obtenção de títulos de pós-graduação.

Os alunos são profissionais de segurança pública que compuseram a Turma 4 do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp/2023) e a Turma 5 do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp/2023).

“Primeiramente, cumpre a mim desejar boa sorte a esses alunos. São pessoas que se dedicaram, que se doaram, que estão buscando o aperfeiçoamento, a qualificação. Esses trabalhos têm temas muito interessantes, oportunos, que – de fato – são valorosos para a nossa Academia e para as forças de segurança”, contextualiza o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, que também participou da banca examinadora dos discentes.

Todo o processo é organizado pela Célula de Pós-Graduação (Cepos) da Aesp. De acordo com a orientadora, delegada Cylviane Freire, os cursos cumprem a missão fundamental da Academia. “A Aesp tem uma razão de existir: formar pessoas que farão ou que fazem parte da Segurança Pública. A gente entende que oferecer uma pós-graduação é, também, oferecer uma força de segurança melhor, uma cultura de segurança melhor”, exemplifica.

Um dos alunos é o secretário-chefe da Casa Militar, o tenente-coronel PMCE Alexsandro Fernandes Ferreira. O tema escolhido pelo oficial foi “A Atuação do Agente de Proteção da Casa Militar do Estado do Ceará na Atividade de Segurança de Dignitários”. Segundo ele, a oferta de cursos de especialização na Academia deve ser aplaudida. “A Aesp promove, com esses cursos, a qualificação do profissional de segurança. E, também, permite o engrandecimento das instituições, das forças de segurança. Esse conhecimento se reverte em resultados melhores, em números melhores”, opina o gestor.

Outro oficial a fazer o curso foi o atual comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel PM Isaac Rodrigues do Nascimento. O trabalho de conclusão teve o tema “A Proposta de Estruturação do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado do Ceará.

“O curso foi excelente, realmente correspondeu às minhas expectativas, porque me gabaritou com conhecimentos para galgar crescimento. Vi a necessidade de apresentar esse tema para deixar um legado à instituição. Para mim, foi uma honra o nosso diretor da Aesp estar presente à minha banca. Estou muito feliz com esse desfecho”, comentou o tenente-coronel.

São 54 discentes a serem avaliados na própria Aeps/CE, até o próximo dia 30, nos turnos manhã e tarde.