Aesp/CE participa do lançamento do programa Ceará por Elas

21 de novembro de 2023 - 14:11 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) participou, na manhã desta terça-feira (21), do lançamento do Programa Ceará por Elas. A diretora de Planejamento e Gestão Interna da Academia, delegada Kamily Campos, representou a Aesp/CE no Palácio da Abolição.

O programa foi dividido em três eixos: Mulher Segura, para fortalecer os serviços públicos destinados à prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher nos municípios; Mulher Protagonista, que busca ampliar o protagonismo das mulheres, com equidade de gênero, por meio de ações, programas, legislações e outras iniciativas de combate às diferentes formas de discriminação social, econômica, institucional e/ou política; e Mulher Empreendedora, na perspectiva de potencializar o desenvolvimento da autonomia econômica de mulheres, fortalecendo o empreendedorismo feminino, com oportunidades de capacitação e qualificação profissional e de acesso ao mercado de trabalho.

Para cada eixo, o Governo do Estado propõe iniciativas que podem ser adotadas pelos municípios, como a implantação de Casas da Mulher municipais, Centros de Referência da Mulher, Sala Lilás, Sala da Empreendedora, criação ou fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), implantação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e outras ações.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas; a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; e o secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, compareceram ao evento. Diversas autoridades civis e militares também estiveram no ato solene.

“Ressalto, aqui, a importância do eixo da Mulher Segura. Entendo que o atendimento dos agentes de segurança às vítimas de violência, notadamente por parte dos policiais militares, é fundamental para a proteção dessas mulheres. Ainda no curso de formação, quando os futuros policiais chegam à Academia, eles devem ter disciplinas voltadas para esse atendimento. O enfrentamento à violência contra a mulher é uma pauta prioritária para o governo”, reforçou o governador .

Já a vice-governadora apontou a Academia como uma parceira importante para o programa. “A Aesp tem disciplinas voltadas para a formação dos profissionais da Segurança que abordam temáticas do eixo protetivo da mulher, de minorias, de populações que demandam a atenção do poder público. E há, também, servidores que cumprem papéis valorosos no compartilhamento de conhecimentos e de conteúdos que criam mais proteção, mais segurança, mais sensação de tranquilidade a essas vítimas”, comentou.

A delegada Kamily Campos enfatizou que a Aesp/CE colaborará com o programa. “A Academia se sente honrada em poder participar desta iniciativa. Todas as ações de enfrentamento à violência contra a mulher são importantes, essenciais para a sociedade, e a Aesp pode e vai colaborar. Além da formação inicial e continuada dos agentes das forças de segurança, que é um trabalho já desempenhado pela Academia, que contribui para o combate a esse problema, nós queremos oferecer a nossa estrutura humana e institucional para esse desafio”, pontua Kamily Campos.