Policiais civis recebem treinamento na Aesp/CE com protocolo do DHPP

13 de novembro de 2023 - 17:27 # # # # # # #

 

 

Segue até a próxima segunda-feira (20), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), o Curso de Capacitação Teórico-Prático para Investigar Crimes Violentos Letais Intencionais. Com 52 horas/aula, iniciada nesta segunda-feira (13), a qualificação busca capacitar os membros da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) no emprego de técnicas eficazes para a investigação dos chamados CVLIs.

Além de fomentar aspectos práticos voltados e de instruir protocolos adotados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa na investigação da CVLIs, o curso objetiva estimular a aplicação das técnicas de entrevista e interrogatório.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, afirma que esse curso deve contribuir de modo singular para as políticas públicas de valorização da vida e de enfrentamento à violência no Ceará. “A missão elementar de todo servidor público da segurança é justamente essa: trabalhar para que a vida seja sempre um bem irretocável. Portanto, quando há a necessidade de uma investigação, é fundamental que tenhamos eficiência e excelência. São padrões necessários para que, mesmo diante de um CVLI,  a vida seja sempre uma prioridade” afirma Leonardo.

Já o diretor do DHPP, delegado Ricardo Gonçalves, que também é instrutor do curso, elogiou a parceria com a Academia. “A gente sempre compreende que cooperações como essa, em que servidores são capacitados, têm como principal beneficiada a sociedade. É a população que passa a contar com mais homens e mulheres aperfeiçoados, aptos, bem treinados e prontos para o melhor trabalho” opinou.

São oito disciplinas, entre elas A importância do Isolamento, Preservação e Análise do Local de Crimes Violentos Letais Intencionais; Papel da Inteligência na Investigação de CVLI; Técnicas de Preservação da Cadeia de Custódia como Ferramenta de Garantia da Idoneidade da Investigação Criminal e A Importância da Perícia Necroscópica para o Deslinde da Investigação Criminal.