Aesp capacita profissionais da Segurança Pública e da Secretaria das Cidades para utilização de drones

10 de novembro de 2023 - 16:30 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) concluiu, nesta sexta-feira (10), a primeira turma de 2023 do Curso de Operador de Drone. A qualificação envolveu profissionais das forças de segurança pública e da Secretaria das Cidades do Ceará, com carga horária de 44 horas/aula. O curso capacitou a turma ao uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas(RPA), popularmente conhecidas como drones, desde a compreensão da legislação vigente ao treino e à prática de pilotagem. Também faz parte da matriz curricular o uso do equipamento integrado a câmeras de filmagem e máquinas fotográficas.

“A previsão da Academia Estadual de Segurança Pública é a capacitação de mais de 100 profissionais deste curso específico, que prevê, dentro da matriz curricular, aulas teóricas e instruções práticas. Nessa turma, especificamente, nós temos policiais militares, policiais civis, peritos criminais e servidores da Secretaria das Cidades. É uma formação que alia a tecnologia e a qualificação de excelência para a prestação do serviço público cada vez mais com mais qualidade”, opinou o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto.

A qualificação também capacita o aluno para a montagem e na manutenção básica dos equipamentos, além da compreensão das noções de segurança na utilização dos RPAs. Já existem mais duas turmas previstas para acontecer ainda no ano de 2023.

O perito Rodrigo Guedes, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), é um dos alunos. “Esse curso vai ser muito importante porque a tecnologia vai nos ajudar a complementar as perícias, principalmente em locais de difícil acesso, e em acidentes de trânsito, que geralmente são perícias complexas, e a gente precisa de imagens aéreas para entender a dinâmica do acidente”, exemplificou.

Já o 2º tenente QOAPM Fábio Corrêa, hoje lotado na Aesp, complementou a fala do colega apontando para a evolução tecnológica. “O curso é excepcional, de grande valia, um momento ímpar de conhecimento, de adquirir conhecimento. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e a Aesp estão na direção certa. É uma evolução que chegou para ficar. Traz às forças de segurança um momento de adquirir conhecimento”, celebrou.

Para a Secretaria das Cidades, o uso de drones também será de muita relevância. “Gostaria de agradecer à Aesp pela cooperação com a gente, está sendo de muita valia, de muita utilidade. A gente tem muita obra, cobertura de eventos, e é de muita importância para a gente, porque vai facilitar muito, e dar qualidade”, enumerou o servidor Bruno Melo.