Ceará ganha novos mergulhadores de resgate após curso da Aesp/CE e do CBMCE

1 de novembro de 2023 - 20:00 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) promoveram, nesta quarta-feira (1), a solenidade de encerramento de mais uma edição do Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMaut). A formatura foi realizada na avenida Beira Mar, em Fortaleza, com a participação dos sete bombeiros militares que obtiveram aprovação ao final da qualificação. Trata-se de uma das mais tradicionais e respeitadas formações bombeirísticas do Brasil.

Essa edição do CMAut foi iniciada com 17 candidatos, mas houve somente sete concludentes. São quatro bombeiros militares do Ceará e três bombeiros militares de outros estados. Todos estão capacitados para mergulhos de alta complexidade após uma qualificação de extrema exigência.

O diretor-geral da Academia, Leonardo Barreto, enumerou as virtudes dos novos mergulhadores de resgate, reforçando o elevado grau de dificuldade do CMAut. “Uma matriz curricular densa, complexa, conglobante, com diversas disciplinas teóricas, instruções práticas de alta complexidade, que exigem – obviamente – desses alunos uma capacidade intelectual e física extraordinária. Não é à toa que tivemos 17 alunos matriculados e apenas sete estão aqui à minha frente. Eu não poderia definir quem passou por esse curso e as características de quem passou por esse curso senão pela resiliência, pela determinação, pelo foco, pela humildade e pela humildade, características de verdadeiros campeões”, destacou.

O gestor também enfatizou a importância do governador Elmano de Freitas e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, por enxergarem na qualificação dos homens e das mulheres das forças de segurança um investimento fundamental e de grande valia para a população cearense.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui para brevetar esses novos mergulhadores. São homens preparados, que deram seu melhor, em um um curso que realmente é “ralado”, mas que também é um curso técnico. São homens que podem realizar todo tipo de mergulho até 40 metros de profundidade”, reiterou o coronel comandante do CBMCE, Cláudio Barreto.

Também concluíram o CMAut dois bombeiros militares da Bahia e um bombeiro militar do Maranhão.

“Tenho a honra de estar aqui presente a essa formatura dos novos mergulhadores de resgate. Esse curso, pela sua complexidade, tem uma importância enorme. Tenho a certeza que tanto esses militares que ficarão no Ceará quanto esse nosso militar do Maranhão servirão de multiplicadores”, indicou o coronel comandante do CBMMA, Célio Roberto.

O orador da turma foi um dos formandos cearenses: o cabo CB Rafael José Lima. “Só cada um de vocês, em sua interioridade quase intraduzível, pode dizer o que esses intermináveis 60 dias representaram individualmente. Entretanto, é preciso que o discurso seja feito. O meio aquático não é o habitat natural para o ser humano. Isso é fato. agora, imagine estar na água, em grandes profundidades, sem visibilidade nenhuma, com grandes possibilidades de engancho ou até de aprisionamento. Acredito que muitos, neste momento, em seus pensamentos, não adjetivaram positivamente esse cenário, como também não se imaginaram em similar situação”, exemplificou.

“Apesar de toda a rusticidade que lhe é característica, de toda exigência física e mental, o CMAut é um curso de detalhes. Os detalhes reprovam. E os detalhes podem custar vidas. O que leva um bombeiro a passar por tamanha provação? Alguns com mais de oito anos de carreira, outros com poucos meses; alguns com 38 anos, alguns com 23 anos; alguns vindo pela primeira vez; alguns vindo pela segunda vez, e outros já pela terceira vez, militares da capital, do interior, de outros estados. Um verdadeiro carrossel de experiências e culturas. Mas todos com o mesmo ideal: especializar-se, aumentar seu conhecimento, aumentar sua capacidade de ajudar a sociedade”, completou.

O CMAut é realizado em 360 horas/aula, por meio de parceria entre a Academia e o Corpo de Bombeiros Militar, em aproximadamente dois meses de curso. Autoridades civis e militares estiveram presentes ao ato solene.