Aesp e CBMCE formam mais uma turma de mergulhadores autônomos de resgate

30 de outubro de 2023 - 16:54 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) concluem, nesta quarta-feira (1), mais uma turma do Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAut). A solenidade terá início às 16h, no espigão localizado nas imediações do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza. A formação é uma das mais tradicionais e complexas entre as instituições bombeirísticas do Brasil.

A turma foi iniciada ainda em setembro, com 17 candidatos, a serem submetidos a uma matriz curricular de 360 horas/aula. Já no encerramento, após dois meses, haverá somente sete concludentes. A diferença é prova do alto nível que o profissional deve demonstrar para fazer jus ao certificado de conclusão. “Esse é um curso que exige muito do bombeiro, em aspectos físicos, técnicos, de saúde, de resistência. São homens de valor muito elevado que serão entregues à sociedade”, definiu o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto.

O CMAut evidenciou, mais uma vez, os níveis de eficiência e de excelência das formações da Aesp, bem como a relevância da parceria com o CBMCE para a qualificação de praças e oficiais. Os alunos participaram de conteúdos práticos que tiveram repercussão em mídia nacional, com a simulação de uma aula no fundo da piscina da Academia e um mergulho nas ruínas de um navio naufragado a mais de 20 metros na costa cearense.

Na solenidade de encerramento, mergulhadores do CBMCE farão uma demonstração de salto para um mergulho de resgate a partir de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Durante a ação, haverá resgate simulado de afogados com uso de moto-aquática a fim de avaliar técnica e perícia dos formandos. Os profissionais devem usar uma embarcação do tipo bote inflável para a realização da técnica de entrada na água usando material autônomo.

Serviço:

Local: Espigão do Náutico (Av. Beira Mar, 2959- Meireles, Fortaleza/CE)

Data: quarta-feira 01/11/2023

Horário: 16 horas