Academia promove seminário internacional para discutir Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis

25 de setembro de 2023 - 16:02 # # # # # # # # #

 

Começa nesta terça-feira, em Fortaleza, o I Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). O evento reúne autoridades e especialistas, durante dois dias, em seis painéis relacionados à temática “Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis”.

O seminário é inspirado na orientação governamental de “Cuidar das Pessoas e Fazer o Ceará avançar”. De acordo com o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, a temática e os painéis foram criados a partir da necessidade de discutir e de desenvolver políticas públicas relevantes que contemplem a pauta do evento.

“A gente entende que esse seminário é importante para todos nós, da Segurança Pública, e para a população como um todo. Nesses painéis, as discussões serão de alto nível, protagonizadas e mediadas por pessoas de muita qualificação funcional e acadêmica”, adianta o diretor.

No primeiro dia, após a solenidade de abetura, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, profere uma palestra magna. Em seguida, à tarde, dois painéis serão abertos. Já no segundo dia, serão quatro painéis entre a manhã e a tarde.

Participantes assistirão ao seminário de modo presencial e por meio virtual

Um dos diferenciais do I Seminário Internacional da Aesp/CE foi a possibilidade de inscrições para participação remota. Foram quase 500 participantes inscritos para assistir aos painéis através do Youtube. São profissionais de segurança e interessados em geral.

“Por ser um evento com temas relevantes, atuais, pertinentes para vários públicos, a Academia compreendeu que seria inoportuno limitar aos participantes presenciais. Assim, com a transmissão online, mais pessoas podem assistir, inclusive fora do Ceará, e onde quer que estejam – seja no trabalho, na universidade, em casa…”, reforça o diretor-geral.

Para confirmar a inscrição, cada participante fez a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação será revertida em prol do programa Pacto por um Ceará Sem Fome.

Segurança, Educação e Cultura de Paz nas Escolas em discussão

Um dos temas mais importantes para a Segurança Pública atualmente é o ambiente escolar. No seminário, em seu último painel, esse assunto será abordado ao longo de 90 minutos.

Um dos debatedores é o professor e pesquisador Rafael Quijada, da Universidade de Málaga, na Espanha.

“No começo do ano, infelizmente, houve aquele episódio que nos trouxe uma demanda relacionada a boatos, a ameaças, a atos hostis e violentos contra as escolas, contra os alunos, contra os professores em todo o Brasil. Não foi a primeira vez, mas é preciso que estejamos sempre em constante capacitação para saber bem o que fazer diante dessa realidade”, indicou Leonardo.

Serviço

I Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública
Quando: 26/9/2023
Horário: 9h
Local: Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará
(Avenida Presidente Costa e Silva, 1251- Mondubim)
Transmissão ao vivo pelo Youtube Aesp TV

Confira a programação completa: