Aesp capacita Operadores da Ciops para prevenção ao suicídio

6 de setembro de 2023 - 12:16 # # # # # # #

 

O telefone toca na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). De um lado da linha, um teleatendente confirma o recebimento da chamada. Do outro lado, um ser humano verbaliza um apelo entre a viver e morrer. Nesta hora, em vez de solicitação de viatura ou pedido de socorro aos atendimento médico, a ocorrência é de prevenção ao suicídio. E o operador do 190 passa a ser um guardião.

Foi com o objetivo de preperar os teleatendentes da Ciops para ocorrências assim que a Academia Estadual de Segurança Pública deu início ao treinamento Ação Educacional: Curso de Teleatendimento em Crise Suicida. A ideia é formar guardiões da vida, conhecidos como gatekeepers, e interventores em tentativa de suicídio via teleatendimento a ligações em crise suicida.

A formação passa pela promoção da prevenção do suicídio dentro das instituições. Os profissionais devem ser capacitados para a intervenção baseada em estuda e diálogo em casos de tentativa de suicídio no teleatendimento.

“Toda vida é importante. E a vida é sempre mais importante do que tudo. Se nós, na Segurança Pública, salvamos vidas das mais diversas formas, nada mais adequado do que também ter essa condição no teleatendimento. Há, sim, pessoas que telefonam para o 190 em busca às vezes de uma simples palavra, de um pouco de atenção, de algum tipo de acolhimento”, explica o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto.

A capacitação , que foi encerrada na tarde de ontem (5), foi realizada em dois dias, com carga horária de 8 horas/aula, com modalidade híbrida.