Oficiais da PMCE concluem 1º Curso de Comando e Gestão de Policiamento Ostensivo Geral

31 de julho de 2023 - 13:51 # # # # # #

 

“Coragem, abnegação e sacrifício”. Essas foram as palavras escolhidas pelo 1º tenente QOPM Pantelão, orador da turma de concludentes do 1º Curso de Comando e Gestão de Policiamento Ostensivo Geral, para iniciar sua fala. De acordo com o oficial, cada uma dessas palavras carrega um conjunto de valores que estão sempre presentes nas vidas dos 31 militares que concluíram com êxito a capacitação.

Promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e coordenado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei), o curso, voltado para tenentes e capitães da PMCE, que ocorreu no Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE), na Capital, totalizou 180 horas/aula.

Ao longo de 20 dias de curso, foram ministradas 20 disciplinas, dentre as quais Planejamento, Liderança Operacional, Gerenciamento de Crise e Negociação, Atuação Frente aos Grupos Vulneráveis, Policiamento Escolar, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático e Material de Menor Potencial Ofensivo.

Para o delegado Leonardo Barreto, diretor-geral da AESP/CE, é dever da Academia sempre buscar que todos os profissionais da segurança pública tenham a expertise teórica e prática necessárias para o exercício de suas atribuições constitucionais. “De fato, é cediço que a excelência na segurança pública se inicia na formação do policial. E seja nos cursos de formação inicial, ou continuada, como o Curso de Comando e Gestão de POG que hoje se encerra, cada um dos senhores e senhoras deverão ser, para além das salas de aula, agentes multiplicadores tanto dos conhecimentos técnicos adquiridos quanto dos nossos princípios basilares como o da hierarquia e disciplina, integração entre as forças de segurança, respeito à cidadania e efetivação dos direitos humanos”, afirmou o diretor-geral.

De acordo com o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, a instituição necessitava de um curso no qual se pudesse celebrar, de forma mais sólida, uma doutrina voltada ao POG, no que diz respeito ao acompanhamento, fiscalização e gestão por parte dos tenentes e capitães. “Nós temos funções diferentes, mas nosso objetivo é um só. Para que tudo funcione adequadamente, é necessário que cada um exerça bem a sua função. A função do tenente e do capitão são essenciais dentro da estrutura da PMCE. Portanto, já se fazia necessária uma padronização para as ações desses oficiais”, afirma o comandante.

Esse foi o primeiro dos quatro cursos de Comando e Gestão de Policiamento Ostensivo Geral previstos para o ano atual. O intuito é qualificar e tornar mais uniforme o trabalho dos oficiais subalternos e intermediários da PMCE, garantindo que o POG conte com um oficial qualificado e treinado com técnicas policiais atuais desde abordagem até situações mais complexas.

O evento contou com a presença de oficiais e praças da PMCE, além de familiares dos concludentes.