Aesp/CE recebe coordenação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Uece

28 de julho de 2023 - 10:44 # # # # #

A Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp/CE) recebeu, na manhã dessa quinta-feira, a visita de representantes do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Durante o encontro, o diretor-geral da Academia, Leonardo Barreto, recebeu informações sobre a nova área de estudo “Políticas de Segurança”, da linha de pesquisa “Planejamento e Gestão de Políticas Públicas” (III), cujo edital contempla vagas com ampla concorrência para profissionais de segurança pública.

No encontro, discutiu-se a proposta de celebração de termo de cooperação técnica para a realização de mestrado profissional em planejamento e políticas públicas, tendo como público-alvo servidores do sistema da segurança pública, além de outros projetos voltados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), com foco na área da segurança pública, defesa civil e áreas afins.

A chamada pública, de número 58/2023, prevê, ao todo, 45 vagas. O período de inscrições acontece entre os dias 21 e 25 de agosto deste ano, consoante as informações que podem ser acessadas na página do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece.

Além do diretor-geral da Aesp, estiveram presentes a diretora de Planejamento e Gestão Interna, delegada Kamilly Campos; a orientadora da Célula de Pós-Graduação, Cylviane Freire; a coordenadora da Assessoria Jurídica, Katharinne Saboia; a coordenadora-geral do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, Maria Andréa Luz da Silva; e o ex-coordenador Horácio Frota.

“Todas as oportunidades de formação e qualificação são importantes e devem ser valorizadas. Esse edital tem uma relevância extraordinária no que diz respeito ao desenvolvimento dos nossos servidores e dos profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, bem como dos órgãos vinculados. Então, é do interesse da Academia que os servidores da área participem”, comentou o diretor-geral da Aesp.

Para a coordenadora-geral do mestrado, a participação de servidores da segurança é de suma importância para o enriquecimento das políticas públicas sobre o tema. “A Segurança Pública é uma área prioritária na gestão de qualquer Estado. Da mesma forma, toda a sociedade tem interesse nesse assunto, busca melhorias, quer uma evolução das politicas públicas”, comenta.

O próximo passo será a elaboração conjunta do termo de cooperação técnica com a finalidade de oficializar e executar os projetos propostos com ênfase na qualificação dos servidores da segurança pública e defesa civil.