AESP participa de plenária do PPA em Fortaleza para ouvir demandas populares

21 de julho de 2023 - 16:32 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) participou, nesta sexta-feira (21), do 13º Encontro Regional do Plano Plurianual Participativo 2024-2027. O evento foi realizado em Fortaleza, com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

O encontro abrangeu a Região Metropolitana de Fortaleza. No PPA Participativo, o objetivo é atender melhor às necessidades da população, com foco em redução das desigualdades regionais.

O evento também contou com a presença da vice-governadora e secretária da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, da senadora Augusta Brito, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, bem como do diretor-geral da AESP-CE, Leonardo Barreto.

“A melhor forma de atender a população é ouvindo as pessoas, recebendo e entendendo as demandas, com a atenção que a gestão pública deve dar aos cidadãos. A redução e a solução dos problemas passa diretamente pela compreensão da realidade a partir da percepção popular”, explica o gestor da Academia. A Academia tem como missões formação, a capacitação, qualificação e o aperfeiçoamento dos profissionais das forças de Segurança Pública do Ceará. Para o diretor-geral, “o ciclo de encontros ajudam a Aesp a revisar e melhorar esse trabalho”, detalha.

O evento foi realizado no Campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no bairro Benfica.

Estiveram presentes durante o encontro diversas autoridades estaduais e municipais. Também participaram do 13º encontro do PPA o coronel comandante-geral adjunto da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Sávio; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante adjunto do CBMCE, Wagner Alves Maia; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o coordenador de Laboratórios Forenses da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Túlio Oliveira; o superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho; além de representantes da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e outros órgãos estaduais e municipais.

O que é o PPA (PPA)

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Dividido em eixos estratégicos, ele organiza as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão. Além dos eventos presenciais, o Governo do Ceará também colhe sugestões da população e elege prioridades através do site www.cearaparticipativo.ce.gov.br.

Além dos encontros presenciais, onde ocorre o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual. Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 tiveram início no dia 21 de junho, em Baturité, e se encerrarão, no dia 28 de julho, no Cariri. Nesta semana, o PPA Participativo ainda esteve no município de Beberibe, no Litoral Leste do Estado. A reta final das plenárias regionais inclui eventos na Grande Fortaleza, no dia 21; e na região do Cariri, no dia 26.