Aesp ministra treinamento de direção defensiva e off-road para policiais da Casa Militar

13 de abril de 2023 - 16:59 # # # # # #

Com o intuito de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos policiais militares que atuam na segurança de autoridades governamentais, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar, iniciou, nesta quinta-feira (13), um treinamento de direção defensiva e off-road para  43 policiais, que atuam na Casa Militar do Governo.

Segundo o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM Carlo Barreto – instrutor responsável pelo treinamento – as instruções teóricas acontecem no auditório da Academia e abordam conteúdos sobre a mecânica de primeiro escalão, manuseio do câmbio, funcionamento dos carros e checklist da viatura.

Já a parte prática será realizada no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no município de Eusébio e na Praia de Barra do Cauípe, em Cumbuco, município de Caucaia.

“Esse treinamento tem como foco a prática de direção defensiva, a manutenção de primeiro escalão, que é a manutenção preventiva e a manutenção corretiva, além da condução off-road. Porque muitas vezes eles (policiais) precisam dirigir fora de estrada ou praia, ou sertão, às vezes eles trafegam em passagem molhada, sobretudo nesse momento em que o Estado Ceará está com fortes chuvas, ocasionando alagamentos em muitos municípios, exigindo uma maior habilidade e cuidado na condução dos veículos… Nós estamos por fim fazendo com que eles tenham a concepção de que tem que cumprir a missão, mas preservando vidas e o equipamento (veículo)!”, pontuou Carlo Barreto.