Aesp recebe ação Abips Itinerante

5 de abril de 2023 - 16:27 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, nesta quarta-feira (05), o programa Abips Itinerante, iniciativa da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que visa aproximar e acompanhar as instituições de forma mais efetiva, analisando as necessidades subjetivas de cada vinculada e visando desenvolver estratégias para realizar atendimentos mais breves e ações de prevenção em saúde.

O momento foi conduzido pela psicóloga Joyce Silva e pela assistente social Germana Araújo, que ministraram a palestra “Como o psicólogo e o assistente social podem me ajudar ?”. “Hoje é uma palestra introdutória, no sentido de apresentar o setor, apresentar a psicologia e o serviço social para poder esclarecer alguns estigmas, mitos que há com relação a essas duas profissões, que tem vários estigmas para que a gente consiga aproximar o público, para que eles consigam entender o que é esse serviço que a gente vai começar a prestar aqui, na Aesp, de uma forma mais próxima, mais contínua.”, destacou Joyce.

A psicóloga também explicou quais os serviços oferecidos pela Abips e como será o atendimento itinerante na Academia.“Nós estaremos aqui todas as quartas-feiras, pela manhã, realizando tanto plantões psicológicos, quanto intercalando com ações, com eventos, palestras, realmente vau depender da demanda que surgir… Estando aqui na Aesp, nós vamos poder perceber mais claramente qual que é a demanda da vinculada. Pode ser que as pessoas tenham resistência com o plantão psicológico ou pode ser que a gente tenha bastante demanda. Pode ser que aqui a gente precise fazer mais rodas de conversa e palestras… Então, a depender da necessidade, da demanda, a gente vai conseguir ampliar mais os serviços que serão oferecidos aqui. O intuito é aproximar e atuar de forma mais efetiva juntamente com as vinculadas para poder prestar um serviço efetivo e personalizado.”, detalhou Joyce Silva.

Presente no evento, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, reconheceu a importância desta iniciativa. “Essa parceria com a Abips é muito importante para nós, pois aproxima os servidores da Aesp desse serviço psicossocial disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública, e principalmente, quebra a resistência que muitas pessoas têm em falar sobre saúde mental, em procurar um atendimento especializado. E você só consegue trabalhar bem, se estiver bem, e nossa gestão entende que é uma prioridade que nossa equipe da Aesp, nossos colaboradores, esteja bem para que os nossos alunos sejam atendidos com respeito, com qualidade e tornem-se profissionais de segurança de excelência”, pontuou De Paula.

A programação contou ainda com a participação do fisioterapeuta da Abips, Raul Alves, que promoveu uma sessão de ginástica laboral coletiva.

Na plateia, cerca de 150 pessoas participaram do evento, incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares e colaboradores do quadro terceirizado e administrativo. Entre eles estava o capitão PM Gláucio Peixoto, que atua na Coordenadoria de Ensino e Instrução da Aesp. Ele conta que já conhecia o trabalho da Assessoria de Assistência Biopsicossocial e ficou feliz com a novidade.

“É de suma importância trabalharmos as relações interpessoais para que o ambiente de trabalho seja o mais harmônico possível, para que a gente possa trabalhar as nossas diferenças, nos respeitar, saber o limite de cada um, saber quando cada um está precisando realmente de ajuda e agora nós teremos um dia, que será a quarta-feira para que essa ajuda chegue e assim que nós só possamos melhorar cada vez mais a excelência da educação da Aesp”, declarou o oficial.

Conheça a Abips

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará é um serviço que visa contribuir de maneira estratégica com a assistência à saúde do profissional de segurança pública.

Tendo como público-alvo os Agentes de Segurança Pública das vinculadas da SSPDS: Corpo de Bombeiros; Academia Estadual de Segurança Pública; Perícia Forense; Superintendência de Pesquisa e Estratégia; Polícia Civil; Polícia Militar.

Serviços ofertados:

Atendimento Psicológico;
Plantão Psicológico;
Atendimento Social;
Atendimento Psiquiátrico;
Cautela ou concessão de equipamentos de saúde mediante avaliação de critérios e disponibilidade;
Palestras, ações e intervenções em grupo.

Funcionamento e localização:

A Assessoria fica localizada no Centro Integrado da Segurança Pública – CISP, na Av. Aguanambi, S/N (esquina com a Av. Borges de Melo), José Bonifácio, Fortaleza-CE.
Funcionando de segunda à sexta-feira, no horário de 08h às 12h e 13h às 17h.

Contatos:

(85) 9.8619-4860 – Administrativo (ligação e WhatsApp)
(85) 9.8419-7412 – Coordenação (somente WhatsApp)
(85) 9.8419-7414 – Psicologia (somente WhatsApp)
(85) 9.8419-7413 – Serviço Social (somente WhatsApp)