Militares concluem Curso de Operações de Prevenção e apoio às Comunidades

3 de abril de 2023 - 09:03 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira (31), a solenidade de encerramento do Curso de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades. 49 militares concluíram o treinamento e agora estão aptos para atuar nas diversas modalidades de serviços executados pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac).

Participaram do evento, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; o tenente-coronel Sinval da Silveira Sampaio, representando o comando da Polícia Militar; e o comandante do Copac, major Messias Mendes, dentre outras autoridades.

O coordenador do curso, major Messias Mendes, destacou a importância da capacitação e contou um pouco da rotina das aulas práticas. “É um curso que tem um leque de informação muito amplo que é condizente com a complexidade da atividade policial que existe no dia a dia, esse esforço do policial a partir de um acionamento de diversas áreas do conhecimento para tomar as decisões mais assertivas no cenário operacional. Eles tiveram que fazer visita à crianças vítimas de violência, fizeram acompanhamento de idosos que sofreram algum tipo de violência, então o curso ele foi realmente uma imersão dentro da realidade que o policial vai enfrentar no dia a dia”.

A sargento da Polícia Militar, Ailane Muniz Ferreira Gomes, que foi a oradora da turma, ressaltou o papel de cada policial do Copac. “Para uma verdadeira mudança no trato da segurança pública em nossa sociedade devemos dar o primeiro passo. Nós, policiais militares Copac, somos mediadores dessa promoção contra a violência. Se realmente queremos que esse policiamento tenha sucesso devemos nos empenhar. Nosso trabalho é de formiguinha, com monitoramento, criando vínculo com a comunidade, organizando projetos sociais, ou seja, servindo e protegendo”, concluiu.

Para o diretor-geral da Aesp, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, esse é um curso fundamental para todo policial militar. “Todo policial militar precisa passar por esse curso, pois, ele nos aproxima do nosso público-alvo, a sociedade. Temos que ser vistos como uma instituição parceira da comunidade, criar essa relação de confiança é fundamental para o sucesso do Copac”.

Esta foi a primeira turma do Curso de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades promovida pela Aesp este ano, a previsão é que 11 turmas sejam realizadas em 2023.