Aesp recebe visita da Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS

20 de março de 2023 - 16:45 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, nesta segunda-feira (20), a visita de representantes da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O encontro teve o objetivo de alinhar estratégias de fortalecimento de ações da Abips junto à Aesp e contou com as presenças do diretor- geral da Aesp,  coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; da coordenadora da Abips, Bruna Gadelha; da psicóloga da Abips, Joyce ; da assistente social da Abips, Germana Araújo e outros representantes da Aesp.

“Esse é um projeto de aproximação do setor de saúde da Secretaria de Segurança com os órgãos vinculados para promover essa maior assistência aos profissionais de cada espaço. Podendo estar levando plantão psicológico, ações preventivas e promotores de saúde pra que a gente consiga aproximar esse público e desmistificar esse tabu com a saúde mental e incentivar esse cuidado maior relacionado à saúde física. E a partir desse momento a gente vai conseguir junto à Aesp pensar também nas propostas pra uma melhor formação e contribuir da melhor forma com essa parceria pra que a gente consiga prevenir desde a formação o adoecimento dos profissionais de segurança. E pra que aqueles que também precisam buscar agora sintam-se mais convidados a buscar o setor”, explicou Bruna.

Para o diretor-geral da Aesp, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, essa é uma parceria importante e que vem para somar às ações que já estão sendo implantadas pela gestão. “Nós temos essa preocupação com a saúde de todos que passam pela Aesp e essa parceria vem somar a tantas outras ações que já estão sendo realizadas. E a saúde mental de nossos colaboradores e de nossos alunos é algo que deve ser prioridade para nós. A Academia deve ser um lugar de aprendizado, mas acima de tudo de acolhimento. Queremos que os profissionais que são formados aqui, saiam daqui seguros dos desafios que vão encontrar na profissão”, destacou o diretor da Aesp.