Servidora da Aesp é homenageada pelos relevantes serviços prestados no combate à violência doméstica em Maracanaú

9 de março de 2023 - 16:54 # # # # # # #

Nessa quarta-feira (08), a cabo PM Lidiane de Almeida Vasconcelos, que atua na Assessoria Jurídica da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), foi homenageada pela Secretaria Especial de Defesa da Mulher de Maracanaú por ter sido pioneira no combate à violência doméstica no município, compondo a primeira equipe do Projeto Ronda da Família e que hoje chama-se Paz no Lar.

A homenagem aconteceu no Teatro Dorian Sampaio, em solenidade comemorativa aos 40 anos de emancipação política do município de Maracanaú, celebrado no último dia 06.

“Em 2015 eu fui convidada pela doutora Janaína na época titular da 3ª Vara Criminal de Maracanaú, pra iniciar esse projeto e todas as quartas-feiras a gente saía, juntamente com a guarda municipal de Maracanaú e um representante do Fórum, para fazer essas visitas ou então em casos excepcionais, realizar prisões. Na época a guarda municipal tinha duas representantes que se alternavam e a representante da polícia militar, era eu”, explicou Lidiane.

Acompanhada da família, a policial agradeceu a homenagem e destacou a importância da luta das mulheres. “Eu sou apenas um uma forma representativa da luta de todas as mulheres. Em especial eu parabenizo a minha mãe que é a figura principal que me ensinou tudo que eu sei hoje, que me ensinou a ser forte, destemida e a minha filha que é uma bebê, mas que infelizmente ainda vai conhecer um mundo em que a mulher ainda é subjugada, desacreditada, discriminada e por vezes até violentada. Mas eu quero deixar esse recado para minha filha e para todas as mulheres: que nós estamos aqui, para lutar e para ensinar elas a lutarem. E se eu estou aqui hoje é porque lá atrás e até hoje muitas mulheres lutam.”, pontuou a cabo Lidiane.

O coordenador de ensino e instrução da Aesp, delegado Edinaldo do Vale, prestigiou a solenidade representando a direção-geral da Academia, e destacou a importância dessa temática. “A Aesp tem agido de forma proativa na identificação de demandas da sociedade, juntamente com as vinculadas da Secretaria de Segurança Pública, promovendo cursos específicos, mostrando que cada vez mais nós estamos sensíveis, agindo diante dessa problemática da violência contra a mulher, e com vários outros grupos vulneráveis. E  temos a satisfação de ter no quadro Aesp uma profissional que teve o seu reconhecimento promovido, junto com várias outras mulheres, que até então, muitas pessoas desconheciam, pessoas que no anonimato, realizaram um trabalho tão importante e agora enaltecidas podemos perceber o nível do trabalho que foi realizado por elas”, avaliou o delegado.

Entenda o que é o Projeto no Lar

O projeto foi idealizado pela juíza Janayna Marques e funciona desde junho de 2015, consiste em ações de visitas às mulheres vítimas de violência com o objetivo verificar se a medida protetiva tem sido efetiva, se o agressor voltou a importuná-la, além de oferecer vagas de emprego, cursos profissionalizantes, doações de cestas básicas e outras ações visando retirar as mulheres vítimas da violência, submissão de dependência financeira dos agressores, como também elevar autoestima.