Aesp celebra Dia Internacional da Mulher com programação especial

8 de março de 2023 - 17:30 # # # # #

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu um dia especial para as colaboradoras do Órgão.

A programação foi pensada exclusivamente para o público feminino e contou com serviços de cuidados com a saúde e beleza, ginástica laboral, apresentações culturais, palestras e outras atividades para celebrar a data e refletir sobre as lutas e conquistas das mulheres na sociedade.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, fez questão de prestigiar o evento e destacou a importância das mulheres na Academia, que ocupam 46,6% do quadro funcional da Instituição.

“Hoje foi um dia muito importante na Aesp, não apenas pela programação diferenciada em homenagem às mulheres, mas principalmente, pelo o que a data de hoje representa. O dia internacional da mulher representa a luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária, mais justa entre os gêneros. E nós como homens, temos o dever de valorizar, de nos juntarmos a essa luta em defesa da mulher, para que a gente possa viver em um país onde as mulheres são respeitadas em todas as esferas.”, ressaltou De Paula.

Parcerias & Integração

Em parceria com o Senac Ceará foram oferecidos serviços de corte de cabelo, maquiagem, massagem relaxante e ventosaterapia.

Para o instrutor de beleza do Senac Ceará, William Silva, essa é a oportunidade perfeita para os alunos dos cursos praticarem os conhecimentos adquiridos. “Esse momento está sendo muito proveitoso, porque aqui vamos trabalhar a desenvoltura dos alunos do curso maquiador, porque quanto mais prática melhor é para eles e também vamos prestar esse momento especial para as mulheres… É um momento mágico, o cuidado com a beleza, poder passar esse carinho em formato de maquiagem é algo maravilhoso, e é um prazer imenso estar aqui podendo contribuir, ajudando e melhorando a autoestima dessas mulheres”, destacou o instrutor.

Outro serviço voltado para a saúde e beleza das mulheres foi a avaliação detalhada da pele, por meio do Derma Scan, oferecido pelo curso de Estética e Cosmética da Unifanor Wyden, Instituição de Ensino Superior com mais de 20 anos de experiência na formação superior em Fortaleza.

Sob a supervisão da professora Letícia Amorim, os alunos da Unifanor Wyden avaliavam a pele das colaboradoras e as orientavam sobre quais os produtos e tratamentos indicados para cada uma delas. “Nós estamos fazendo avaliação com Derma Scan, que é um aparelho com emissão de luz wood, onde nós vamos ver as hipercromias, as manchas da pele dos clientes e também orientarmos sobre a fotoproteção. A vida da mulher é muito corrida, geralmente ela se preocupa muito em cuidar do outro e às vezes esquece de cuidar de si. Então, o nosso trabalho hoje, aqui, é trazer para elas esse cuidado e mostrar que elas também são importantes”, pontuou a professora o curso de Estética e Cosmética da Unifanor, Letícia Amorim.

Lara Barreto, que é cabo da Polícia Militar, lotada na Coordenadoria Administrativo Financeira da Aesp, foi uma das mulheres a testarem esse serviço e conta como foi a experiência. “As profissionais de estética fizeram uma avaliação, mediram a oleosidade, a hidratação da pele, também viram a questão das manchas e passaram toda uma orientação para que a gente possa cuidar melhor da nossa pele, orientando a procurar os profissionais adequado e quais os produtos indicados para o nosso tipo de pele. Então está sendo um dia maravilhoso, a gente se sente muito valorizada, é um dia realmente muito especial”, pontuou.

Outra atração que fez sucesso foi sargento PM Ricardo da Silva, que é ilustrador e presenteou as mulheres com caricaturas, desenhadas ao vivo.

Mayara Sampaio, que é uma das jornalistas da Assessoria de Comunicação da Aesp, aproveitou a oportunidade. “Foi uma experiência incrível e diferente. Sempre quis ter uma caricatura minha, mas não é um serviço que você encontra facilmente. E hoje a Aesp nos proporcionou esse momento. Um cartunista extremamente talentoso e que realmente conseguiu colocar no papel um pouco de mim”, revelou.

Palestras

No período da tarde, uma roda de conversa com a juíza Rosa Mendonça, que é titular do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, sobre a Violência contra a mulher. A magistrada que desenvolve um trabalho educativo e preventivo, formando agentes multiplicadores da paz familiar e social, e ações de empoderamento das mulheres e o fim do ciclo de violência, apresentou dados recentes sobre este tipo de violência e os principais mecanismos de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha.

“A violência contra a mulher é um problema da sociedade e não apenas da vitima. Então é importante que nós conheçamos a realidade que é a violência contra a mulher, as leis de proteção, e que todos nós, passemos a nos importar essa problemática, e hoje que é um dia importante que todo mundo se volta para as questões femininas, é uma oportunidade de falarmos sobre as desigualdades que ainda existem e lutar pela igualdade de direitos!”, destacou Rosa Mendonça.

As atividades foram encerradas com a palestra “Visagismo, muito além da beleza!”, ministrada pela docente da Unifanor Waleska Vianna, que é Consultora de Imagem e Estilo pela Ecole Superieure de Relooking.