Aesp promove palestra sobre prevenção de acidentes domésticos e APH

1 de março de 2023 - 16:37

A prevenção de acidentes domésticos e atendimento pré-hospitalar foi tema de palestra, na tarde desta quarta-feira (01), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O evento faz parte das ações de qualificação e reconhecimento profissional promovidas pela nova gestão e contou com a participação de aproximadamente 130 colaboradores do Órgão.

A atividade foi ministrada pelo diretor executivo de ensino da Aesp, tenente-coronel BM Ricardo Catanho, que de forma leve e didática explicou como evitar ou proceder em situações de risco como engasgos, quedas, queimaduras e outros incidentes que podem ocorrer no dia a dia.

“A nossa palestra hoje, na verdade é um bate-papo, onde a gente vai conversar com os nossos colaboradores sobre medidas preventivas relativas a sinistros que podem ocorrer principalmente no seio do lar, onde as pessoas moram, onde as pessoas vivem e com a ênfase aos idosos e as crianças, principalmente porque são elas as vítimas mais vulneráveis desse tipo de acidente doméstico. Então nós vamos comentar sobre várias medidas que podem ser feitas para evitar ou reduzir os possíveis danos”, pontuou o palestrante.

Segundo Ricardo Catanho ainda este ano será realizado um curso de APH para os colaboradores da Aesp. “O curso já está totalmente formatado, a ideia é que seja para todos, que sejam formadas diferentes turmas ao longo do ano e assim todos os colaboradores da Aesp, sem exceção, sejam contemplados com esses conhecimentos… Eu costumo dizer que o APH, ou seja, o atendimento pré-hospitalar, antigamente chamado primeiros socorros é um tipo de conhecimento especial, porque é um tipo de conhecimento que você leva para onde você for e pode salvar vidas”, destacou.

Presente na plateia, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, ressaltou a importância do evento. “Conhecimentos voltados à saúde e a prevenção, de modo geral, são essenciais porque são conhecimentos que servem muito para o nosso dia a dia aqui no trabalho, junto aos nossos alunos e professores, como também em casa, junto às nossas famílias”, declarou.

Para a auxiliar administrativa Erika Moura, que é mãe de uma menina de 7 anos, os cuidados relacionados à cozinha foram os que mais lhe chamaram a atenção. “O que eu achei mais importante na palestra foi essa questão da segurança na cozinha, principalmente para quem tem criança em casa, a dica de deixar as panelas viradas para dentro e outro detalhe muito importante foi a questão do engasgo, e saber também para quais hospitais a gente deve levar em caso de acidentes. Foi uma palestra bem informativa e que todo mundo deveria saber sobre esses cuidados básicos para prevenir os acidentes domésticos”, observou a colaboradora.