Profissionais de segurança pública concluem cursos de especialização lato sensu na Aesp

28 de dezembro de 2022 - 11:37 # # # # # #

 

Setenta e seis profissionais de segurança pública do Ceará receberam, nesta terça-feira (27), o título de especialista em solenidade promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A cerimônia aconteceu no auditório da Instituição de Ensino e marcou a conclusão de três cursos de especialização lato sensu promovidos pela Aesp, são eles: Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp – Turma 3); do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp – Turma 4) e do Curso de Especialização em Gestão para Resultados no Âmbito da Segurança Pública (CEGPR – Turma 1).

Ao parabenizar os formandos, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, destacou o papel da vinculada junto às forças de segurança do Estado. “Formar e capacitar, dar o nosso contributo para a segurança pública do Estado, essa é a nossa missão enquanto Academia. Então, senhores aproveitem os conhecimentos aqui adquiridos, não os guarde para si. Não tem muito fundamento carregar consigo de forma isolada aquilo que se aprende, transformem também as pessoas que terão contato com os senhores e as senhoras a partir de agora. Estão todos de parabéns e que a trajetória de vocês continue sendo coroada de êxitos”, pontuou Clairton.

Concludente do Curso de Especialização em Gestão para Resultados no Âmbito da Segurança Pública (CEGPR), a inspetora de Polícia Civil Alynne Gomes de Lima falou sobre a alegria em concluir mais uma etapa da carreira. “Esse curso foi gratificante, agregou muito em relação a minha vida profissional, a abrir horizontes quanto ao funcionamento da gestão da nossa segurança pública, e também como aplicar na minha profissão na tomada de possíveis soluções, possíveis direcionamentos na nossa atividade e assim nos tornar profissionais mais capacitados para contribuir com a sociedade e trazer mais resultados para a segurança pública do Estado”, declarou a policial civil.

A capacitação

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp – Turma 4) foi realizado no período de março a dezembro de 2022, com uma carga-horária de 408 horas/aula e formou 32 profissionais de segurança pública, sendo 24 policiais militares; seis bombeiros militares e dois policiais civis.

Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp – Turma 3) foi realizado no período de julho a dezembro de 2022, com uma carga-horária de 418 horas/aula e formou 23 profissionais de segurança pública, sendo 16 policiais militares; cinco bombeiros militares e dois policiais civis.

Ambas as capacitações têm o objetivo de propiciar aos profissionais da segurança pública, as condições necessárias para angariar, aprofundar, refletir e produzir conhecimentos voltados para a gestão estratégica e institucional, nas áreas da segurança pública, defesa civil, cidadania e direitos fundamentais. Além de preparar seus participantes para o exercício de funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoramento das instituições ligadas ao sistema de segurança pública.

O Curso de Especialização em Gestão para Resultados no Âmbito da Segurança Pública (CEGPR – Turma 1) ocorreu entre os meses de novembro de 2021 a dezembro de 2022, com o objetivo de promover estratégias integradas voltadas à qualificação profissional, formação especializada e aprimoramento das competências cognitivas, operativas e atitudinais de servidores públicos pertencentes aos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (Sspds/CE), com foco no modelo de gestão para resultados (gpr), adotado pelo poder executivo cearense, com vistas a tornar a prestação do serviço público mais eficiente, eficaz e efetiva, e formou 21 profissionais de segurança pública, sendo 16 policiais militares; quatro policiais civis e um bombeiro militar.

Reconhecimento

A solenidade também foi marcada por homenagens. Em reconhecimento ao desempenho dos formandos, os discentes que lograram o primeiro lugar nos cursos de pós-graduação – 2022 receberam o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual. Foram eles: o tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Domingos Alves Evangelista Neto (CEGPR); o  tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Orlando de Sá (Ceaesp) e o capitão da Polícia Militar do Ceará, Carlos Eduardo Amarante Scipiao (Cegesp).

Em seguida, os professores eleitos pela turma também foram agraciados com um certificado de agradecimento pelo empenho e dedicação junto à turma.