Profissionais de segurança pública participam de Curso de Operadores de Drone Matrice 300 RTK

23 de novembro de 2022 - 16:07 # # # # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, entre os dias 16 e 23 de novembro, duas turmas do Curso de Operadores Multiplicadores de Drone Matrice 300 RTK. Vinte e quatro profissionais de segurança foram capacitados, incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares, e agentes da Polícia Federal. Entre eles, servidores lotados na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O treinamento, de 32 horas/aula, foi ministrado pelo agente da Polícia Federal, Daniel Kim, que atua na Delegacia de Repressão Entorpecente do Rio de Janeiro, e que veio a Fortaleza especialmente para capacitar os agentes de segurança cearense para operarem o Matrice 300 RKT, drone que reúne inteligência e alto desempenho, com até 55 minutos de tempo de voo, habilidades avançadas de inteligência artificial, sistema de detecção e posicionamento em seis direções, entre outras funções.

“As aeronaves Matrice 300 RTK estão entre as melhores do momento, com recursos tecnológicos excepcionais para vigilância, levantamentos, cumprimentos de mandados de busca e mandados de prisão. Foi uma honra ter pareado com várias instituições daqui, vários setores de inteligência da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria da Administração Penitenciária. Eles (alunos) aprenderam principalmente pilotagem, porque essa é uma aeronave robusta; aprenderam também como ela pode se comportar nos seus voos e também sobre os recursos da câmera, principalmente o zoom, que é espetacular”, destacou Daniel Kim.

Segundo o Plano de Ação Educacional do curso, os alunos acompanharam instruções de Legislação; oficina montagem e desmontagem do Matrice 300; preparação da aeronave, estação de carregamento e câmera; doutrina de equipe de drones; uso em operações policiais e levantamentos de inteligência, além de práticas de pilotagem e exercícios operacionais.