Militares participam de Curso de Policiamento Ambiental

1 de novembro de 2022 - 11:33 # # # # # #

 

Quarenta e quatro policiais militares participam, até o próximo dia 25, do Curso de Policiamento Ambiental (CPA), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA.

A aula inaugural aconteceu, nesta terça-feira (01), na sede da Aesp e foi ministrada pelo promotor Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, titular da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, que é especializada em crimes ambientais.

A capacitação tem uma carga horária de 206 horas/aula, e aborda tanto conhecimentos gerais da atividade policial, como Patrulhamento Urbano; Patrulhamento Rural e Tiro Defensivo, como também disciplinas específicas da modalidade de policiamento ambiental, como por exemplo: Legislação Ambiental; Poluição Sonora; Fauna e Flora; Noções de Primeiros Socorros; Direção Operacional off-road; Noções de Policiamento Náutico; Saúde Pública; Operações Ambientais.

“Essa é a 6ª edição do Curso de Policiamento Ambiental, mas é a terceira com essa grade, que foi reformulada, foi aumentada, justamente para preparar o policial para atuar no dia-a-dia do Batalhão… O efetivo do BPMA atua em todo o Estado e dependendo da região, o tipo de crime que se combate é diferente, por exemplo, nos grandes centros vemos mais casos de poluição sonora e maus tratos aos animais. Vai para o Interior, já tem a questão da caça e do comércio irregular, em outros locais tem ocorrências de extração de madeira irregular, e todos esses assuntos são vistos no curso, porque já prepara o policial para esses tipos de situações, independente de onde ele estiver”, destacou a coordenadora do curso, capitã PM Talyta Barros Maciel.

Sobre o BPMA

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) é a unidade da Polícia Militar do Ceará responsável pelo cumprimento das demandas relacionadas ao atendimento de ocorrências e fiscalização ambiental em ações individuais ou em parceria com os órgãos ambientais, como a Secretaria Municipal e Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), entre outros. Atualmente, o BPMA conta com um efetivo de aproximadamente 270 policiais militares.