Aesp forma segunda turma de Caçadores Policiais

3 de junho de 2022 - 15:16 # # # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) realizou na manhã desta sexta-feira (03), a formatura do 2º Curso de Caçador Policial. A solenidade aconteceu no auditório da Instituição de Ensino e contou com a presença de autoridades civis, militares e familiares dos formandos.

Vinte e um profissionais concluíram a capacitação, sendo 15 policiais militares do Ceará; dois policiais militares do estado da Paraíba; dois policiais rodoviários federais; um policial civil da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e um policial da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Durante o evento, os novos “caçadores” receberam os brevês do curso e o shemag –  tradicional lenço palestino, feito de algodão, e que substitui a balaclava, mais conhecida como touca ninja. O acessório é de uso exclusivo do grupo de reconhecimento e caçadores e é um item imprescindível para o atirador de precisão, pois, dentre os outros usos estão a camuflagem, a proteção contra insetos, do vento e frio, servindo também como cobertura, tipóia de imobilização e atadura para ferimentos.

Treinamento

O Curso de Caçador Policial visa treinar policiais na perícia de tiro com armas longas, nos procedimentos táticos individuais e na tática dos pequenos escalões. Além de prepará-los fisicamente e mentalmente para a função, que realiza fogo seletivo, a comando ou não, sobre forças hostis, neutralizando alvos escolhidos pela importância de suas funções e pela dificuldade de serem abatidos por outros meios.

As instruções ocorreram entre os dias 02 e 31 de maio e foram ministradas por instrutores da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros; da Polícia Civil; da Perícia Forense do Estado (Pefoce); da Polícia Rodoviária Federal e da Ciopaer.

Segundo o Plano de Ação Educacional, a capacitação teve uma carga horária de 116 horas/aula e contou com disciplinas de: estudo da balística; controle do tiro; instrumentos ópticos; estudo das munições; gerenciamento de crise; técnica de tiro em situações especiais; tiro de longa distância (a partir dos 300m), dentre outros assuntos.

Primeira edição

A primeira turma do Curso de Caçador Policial foi promovida pela Aesp em 2017 e formou 30 agentes de segurança pública, incluindo policiais militares dos estados do Ceará, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro; militares do exército e policiais federais.