Aesp recebe homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza

1 de junho de 2022 - 14:44 # # # # # #

 

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) foi homenageada, nesta terça-feira (31), na Câmara Municipal de Fortaleza. A sessão solene, que celebrou o aniversário da Instituição de Ensino, comemorado no último dia 18, foi solicitada pelo vereador Jorge Pinheiro, através do requerimento 0790/2022, e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

Ao presidir a Sessão Solene, Jorge Pinheiro destacou a importância deste momento e enalteceu o papel da Aesp para a segurança pública do Estado. “Não podemos deixar de prestar o devido reconhecimento àqueles que formam os que estão à frente da segurança em nosso Estado. Sei que muitas vezes vocês sofrem críticas injustas como ocorre com os políticos, pois as pessoas generalizam. Por isso, eu agradeço em nome do povo de Fortaleza o trabalho que vocês realizam. A noite de hoje é de agradecimento, onde Fortaleza faz essa justa homenagem aqui no coração da cidade que é a Câmara de Fortaleza”, pontuou o parlamentar.

Agraciado com um certificado e uma placa, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu agradeceu a homenagem da CMFor e ressaltou o trabalho executado pelos servidores da Academia Estadual de Segurança Pública. “Quero agradecer o vereador Jorge Pinheiro pela homenagem e o presidente Antônio Henrique pela deferência de sempre nos receber nessa Casa. Agradecer todos os que atuam na Aesp. Ser grato ao secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, o ex-governador Camilo Santana e à atual governadora Izolda Cela pelo apoio a área de segurança. A Academia foi criada em 26 de fevereiro de 2010. A partir daí foi possível formar todos os que atuam na segurança em um único lugar. Antes, cada vinculada tinha sua própria academia. Agradecemos a cada servidor que contribuiu com essa história da Aesp. É um dia de festa, de reconhecimento e de gratidão. Continuaremos com nossa missão e que Deus nos ilumine para que possamos escolher sempre o melhor”, ressaltou o oficial.

Célula de Pós-graduação

A solenidade também homenageou a Célula de Pós-Graduação (Cepos) da Aesp, que oferta cursos de especialização lato sensu na área da Segurança Pública, Defesa Civil, Cidadania e Direitos fundamentais da pessoa humana.

Segundo a orientadora da Cepos, professora doutora Cylvianne Freire, desde 2018 a Instituição de Ensino já formou 6 turmas de especialistas, sendo 3 turmas do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), 2 do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e uma do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (Cemdesp) e atualmente encontra-se em andamento a primeira turma do Curso de Especialização em Gestão para Resultados no Âmbito da Segurança Pública (CEGPR/2021) e a 4ª turma do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp/2022).

“É com bastante satisfação que recebemos esta homenagem, a pós-graduação é uma parte importante da formação dos nossos servidores da segurança pública e desde a criação da Cepos nós já estamos no oitavo curso de especialização contemplando profissionais de todas as vinculadas…  E eu fico muito feliz de contribuir com a qualificação dos nossos profissionais, pois a melhoria da segurança pública, passa sem dúvida pela melhoria da formação de nossos profissionais”, pontuou a delegada Cylvianne Freire.

Homenageados

Também foram homenageados com certificados o diretor de planejamento e Gestão Interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade; o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado da Aesp, delegado Demóstenes Carvalho; a professora mestra Andréa Maria Sobreira Karam e parte da equipe da Cepos, inspetora Luciana Moreira; cabo PM Priscila Freitas e sargento Juliana França.