Aesp promove treinamento de Condução Veicular Operacional para aprovados no concurso da PC

24 de maio de 2022 - 16:15 # # # # #

 

Para que os futuros inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará possam conduzir as viaturas operacionais no desenvolvimento de suas atividades policiais com segurança e agilidade, eles recebem treinamento de Condução Veicular Operacional na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A disciplina foi incluída recentemente na matriz curricular dos cursos de formação da PCCE e conta com 8 horas de instrução teórica, em sala de aula, e 10 horas de treinamento prático, que acontecem no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no município de Eusébio, sob a coordenação da Célula de Práticas Educacionais da Aesp.

“A teoria aborda os conceitos de Direção Defensiva, Legislação de trânsito aplicada aos condutores de veículos de Emergência, no caso viatura policial e apresenta ao aluno a condução de viaturas policiais operacionais (uso de sirenes e intermitentes e prerrogativas de livre para e circulação das viaturas policiais)”, destacou o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Matos Barreto.

O oficial também explica como funcionam as oficinas de treinamento no autódromo. “Lá é montada uma pista de obstáculos com cones, que obriga o condutor a realizar manobras bruscas e repentinas, simulando manobras realizadas nas ruas quando a viatura encontra-se em deslocamento de emergência, onde o condutor terá que empregar a reação, atitude e decisão com o objetivo de chegar ao local da ocorrência sem envolver-se ou causar algum acidente, com isso cumprir sua missão poupando vidas – da composição e dos demais usuários das vias – e o equipamento (viatura policial). Essa disciplina apresenta os Fundamentos de uma direção policial que tem por objetivo principal cumprir a missão poupando vidas e equipamento!”, destacou  o tenente-coronel Carlo.

Virgínia de Brito, que é uma das alunas do grupo 2, do Curso de Formação de Inspetores, avaliou positivamente o treinamento. “Foi uma experiência maravilhosa ter essa oportunidade de fazer uma direção operacional… A gente não é acostumada a fazer os slalon curtos e os longos, a questão de como pegar na direção, da maneira correta e para mim foi uma dificuldade me livrar dos vícios (de direção)…  Então, com essas aulas a gente acaba tendo uma técnica melhor para evitar qualquer tipo de acidente!”, concluiu a futura policial.

Sobre a formação

O Curso de Formação de Inspetores e Escrivães da Polícia Civil está em andamento na Aesp desde março e tem previsão de término em junho.