Aprovados no concurso da Polícia Civil treinam Técnicas Operacionais na Aesp

17 de maio de 2022 - 14:45 # # # # #

 

 

Na reta final do curso de formação promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), os aprovados no concurso da Polícia Civil estão em estágio avançado de atividades práticas.

Desde o início deste mês, os futuros inspetores e escrivães passam por treinamento de Técnicas Operacionais, disciplina que visa a padronização das técnicas aplicadas na atividade policial, obedecendo aos ditames legais.

O diretor da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, delegado Antônio Pastor é o conteudista da disciplina e destaca a importância deste treinamento. “O objetivo principal da matéria é repassar ao policial que está entrando agora na Polícia Civil, aquele conhecimento de como atuar na parte operacional. Ele vai entender a parte da abordagem, algemamento, utilização segura do armamento, como se portar dentro de uma viatura, como abordar veículos, e outra situação seria ensinar ao aluno, vamos dizer assim, que ele tem que trabalhar sempre visando a segurança, tanto dele como do abordado, do infrator da lei, daquele que está investigando, como da população em geral”, explicou Pastor.

De acordo com o Plano Curricular, a disciplina tem uma carga-horária de 54 horas/aula e aborda características gerais da atividade operacional; ocorrência de alto risco; porte e manuseio seguro de arma de fogo; saque e retenção de armas; abordagem; revistas ou buscas; uso legal e técnicas de algemação; condução de pessoas sob custódia; deslocamentos e técnicas de entradas em recintos fechados, dentre outros assuntos.

Treinamento diário

As práticas acontecem diariamente na sede da Aesp para todos os grupos do Curso de Formação de escrivão e inspetor. No grupo 2, do Curso de Formação de Escrivão, as instruções são ministradas pelos inspetores da PCCE, Ricardo Araujo e Fabiana Ribeiro, e simulam as mais diversas situações.

“A dinâmica da aula de hoje é uma dinâmica de manuseio da arma de fogo. Nós estamos aprendendo o que a gente chama de técnicas individuais. São procedimentos que nós utilizamos com a nossa arma, que segurança desses procedimentos com arma de fogo vai também ser a segurança da minha equipe”, pontuou Ricardo Araujo.

Jéssica Ávila é uma das alunas do G2 – EPC e avaliou positivamente o treinamento. “Está sendo tudo muito novo, principalmente pra mim que não tinha contato nenhum nem com a vivência policial, nem com arma de fogo, com as técnicas operacionais em si. Mas, os instrutores são excelentes, tiram todas as nossas dúvidas, e a gente está se identificando muito com a atividade policial durante as aulas, a gente está se impressionando bastante com o tanto que a gente está aprendendo, com as trocas que a gente está tendo, está sendo muito bom!, revelou a futura policial.

As instruções de Técnicas Operacionais seguem até o mês de junho.