Alunos do curso de formação da Pefoce participam de solenidade cívico-militar na Aesp

16 de fevereiro de 2022 - 09:47 # # # # #

Na manhã desta quarta-feira (16) o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, acompanhado pelo perito geral da Perícia Forense do Ceará, Júlio César Nogueira Torres; pelo perito geral adjunto da Pefoce, Átila Einstein de Oliveira e pelo diretor de planejamento e gestão interna da Academia, delegado Nartan da Costa Andrade, participaram do hasteamento do pavilhão nacional na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), juntamente com os alunos do curso de formação profissional da Perícia Forense do Estado (Pefoce).

Durante a solenidade o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, destacou a importância da rotina hierárquica para profissionais que irão compor a segurança pública do Estado. “Esse momento faz parte do cotidiano da Academia, infelizmente o momento da pandemia impediu que a gente realizasse mais vezes esses momentos cívicos, mas isso faz parte do cotidiano de qualquer atividade acadêmica dos cursos de formação dos órgãos vinculados a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, isso faz parte do nosso cotidiano. Esses momentos vão internalizando a necessidade e a percepção de organização e controle, quando chegarem a Perícia forense, em todas as funções que forem exercer, os senhores estarão submetidos a fluxos documentais, procedimentais e a procedimentos operacionais padrões. E é aqui na Academia, que iniciamos essa percepção e direcionamento.”, pontuou o diretor.

O perito geral, Júlio Torres, ressaltou a importância da disciplina e hierarquia no trabalho técnico-científico a ser desenvolvido pelos novos profissionais. “Esse momento da formação na Aesp é de extrema importância. Os senhores já passaram por uma seleção muito competitiva, seus conhecimentos foram testados e vocês já foram selecionados. Academia é uma fase em que a gente vai apresentar uma imersão nas ciências forenses. E é isso que vem acontecendo aqui, com todos os nossos professores que estão se empenhando para trazer esse conteúdo específico da atividade fim dos senhores e senhoras. A disciplina e hierarquia são valores importantes a serem aperfeiçoados aqui na academia e esses valores, juntamente com o conhecimento técnico de todos vocês serão aplicados na prática diária, seja qual for o local de lotação.”, explicou o titular da Pefoce.

O Curso

O Curso de Formação e Treinamento Profissional é a segunda fase do certame e iniciou no dia 17 de janeiro. A capacitação, que tem carga horária de 540 horas/aula, visa um incremento de 56% no efetivo atual da Pefoce, e irá proporcionar uma maior abrangência de atendimentos das perícias nos núcleos do interior do Estado.

A grade curricular conta com disciplinas de Direitos Humanos; Direito Constitucional; Criminalista Geral; DNA Forense; Balística e Tiro Defensivo, dentre outros conhecimentos.

Com aulas presenciais, realizadas de segunda a sábado na sede da Aesp, e com aulas na modalidade EaD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Academia, o curso tem previsão de término em março, quando os novos servidores deverão ser nomeados para exercerem suas funções.