Curso de Operações Especiais segue em fase rústica

10 de fevereiro de 2022 - 15:16 # # # # # #

 

 

Em andamento desde o último dia 28, o Curso de Operações Especiais (Coesp/2022) segue em sua fase rústica – etapa que treina o desenvolvimento físico e emocional dos policiais para o cumprimento de missões de alta complexidade.

Neste período os alunos são submetidos às instruções de sobrevivência rural, atividade que consiste na confecção de um acampamento com estrutura que atenda as necessidades básicas para acomodar a patrulha de alunos por um período de “7 dias”, além de instruções de adaptação ao meio líquido, natação utilitária, instrução de ações de choque, dentre outras.

“Eles estão na fase rústica e compreende atividades de grande exigência física, psicológica e que há restrição de sono. Desenvolvem atividades aquáticas com adaptação ao meio líquido, natação utilitária e sobrevivência em meio rural. Também é avaliada a cognição para solução de atividades, trabalho em equipe e adaptação a situações que envolvem o aumento do stress”, explicou o coordenador do Coesp/2022, major PM Paulo Cezar dos Santos Junior.

Dentre as atividades realizadas, os alunos aprenderam nados utilizados para transpor cursos d’água usando o equipamento como boias improvisadas, nados de aproximação, flutuação dentre outras técnicas de confecção de embarcações improvisadas e instruções voltada para a confecção das amarrações que serão muito utilizadas nas confecções de abrigos e armadilhas para a caça de pequenos animais, em situação de sobrevivência rural e para ancoragens nas atuações através de descidas em cordas, rapel.

Segundo a coordenação do Curso, dos 48 profissionais de segurança pública que iniciaram o Coesp/2022 apenas 21 alunos continuam perseverando no sonho de conquistar a Caveira.

Major PM Paulo Cezar dos Santos Junior explica que os alunos são acompanhados pela Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa da Polícia Militar do Ceará (CSASR/PMCE). “Para os alunos que não acompanham mais o curso, existe uma desaceleração e acompanhamento psicológico, fundamentais para enfrentamento ao retorno às atividades sociais e laborais”, pontuou o oficial.

Sobre o Coesp

O Curso de Operações Especiais (Coesp) é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e visa formar profissionais de segurança pública para missões de alta complexidade e habilitar policiais para compor o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Ceará.

Esta é a 3º edição do curso de operações especiais da história da Polícia Militar do Ceará. O primeiro curso aconteceu em 1996, já a segunda turma foi realizada pela Aesp, em 2017.

O treinamento tem uma carga horária de 955 horas/aulas e previsão de término em maio.

 

*Fotos enviadas pela Coordenação do Curso.