Confira o primeiro dia de atividades na Aesp

18 de janeiro de 2022 - 15:59 # # # #

 

Depois do seminário de abertura realizado ontem, os 227 aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) finalmente iniciaram, nesta terça-feira (18), suas atividades na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).

Neste primeiro dia, os alunos dos cursos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia, deram início à familiarização com as rotinas do Regime Acadêmico da Aesp e acompanharam aulas de Fundamentos de Fotografia Forense; Fundamentos da Criminalística Geral; Informática Forense e Traumatologia Forense.

O perito-geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres, participa pessoalmente da formação dos novos servidores ministrando a disciplina de DNA Forense. “A disciplina de DNA forense é extremamente importante dada à ferramenta que hoje a genética forense é. Por exemplo, os médicos, são eles que realizam as coletas para identificação criminal dos cadáveres que dão entrada na Pefoce; são eles que realizam os exames sexológicos, que é a coleta do material das vítimas para serem confrontadas com os suspeitos. O perito que vai para o local do crime que também faz coleta de material genético pra investigação desses crimes. Todos esses atores participam ativamente, em parceria com os laboratórios que processam as amostras de DNA, e formam provas que são contundentes para a elucidação do crime… A genética tem esse papel importantíssimo com todas as áreas”, explicou.

Aluna do Curso de Médico Perito Legista, Clarissa de Oliveira Prata conta suas impressões iniciais do curso. “Hoje é o primeiro dia de aula, a gente está tendo aula hoje com o doutor Júlio Torres na disciplina de DNA Forense e está sendo bem interessante, porque a coleta de DNA realmente é algo que vai ajudar muito na questão das perícias, da identificação dos criminosos, auxiliando na justiça, você entender passo a passo como a importância da coleta e no que aquilo vai acarretar no resultado final do laudo pericial, contribuindo para que a justiça consiga elucidar diversos casos, e entendendo todo o processo que acontece nos bastidores e a gente entender realmente como tudo isso funciona”, pontuou Clarissa.

O Curso de Formação e Treinamento Profissional é a segunda etapa do concurso público e tem caráter eliminatório e classificatório.