Aesp inicia formação de aprovados no concurso da Pefoce

17 de janeiro de 2022 - 19:38 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), o curso de formação profissional para os candidatos aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado (Pefoce) de 2021.

A aula inaugural aconteceu no auditório da Universidade do Parlamento (Unipace) e foi presidida pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Sandro Caron, acompanhado do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu e do perito-geral, Júlio Torres.

Ao dar as boas-vindas aos novos alunos, o titular da SSPDS destacou a importância da integração para os resultados obtidos na segurança pública no último ano. “Tivemos no ano passado uma redução de 18% nos homicídios nesse estado, tivemos uma redução de 10% dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, tivemos o menor número da história deste estado de assaltos a banco e de roubo de cargas, e o grande mérito de todos esses números é da integração. As forças de segurança trabalham integradas. Segurança pública é um sistema, uma área que não pode ser trabalhada de forma isolada. Então, se uma das peças desse sistema não trabalhar bem, nós não alcançaremos o resultado esperado. Falando da Perícia Forense, você só consegue as provas para uma condenação judicial quando se tem uma perícia de qualidade”, pontuou Sandro Caron.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, relembrou todo o empenho do Estado para a realização do concurso e desejou sucesso a turma. “Mesmo diante desse momento difícil de pandemia, que estamos vivendo, o governador e a Secretaria da Segurança não mediram esforços para fortalecer a segurança pública e aumentar o número de convocados para esse curso. A sociedade espera e clama pelo bom atendimento da Segurança Pública e a nossa missão é proporcionar um bom treinamento para que vocês exerçam suas funções com excelência na Pefoce. Então, contem com a Academia, se dediquem e aprendam tudo o que for passado no curso de formação”, declarou Clairton.

Na abertura do curso, o perito geral Júlio César Nogueira Torres ministrou a palestra “A Importância da Pefoce para a Elucidação de Crimes”, apresentando aos futuros servidores a estrutura organizacional da instituição e explicando o papel de cada coordenadoria. Além de mostrar os principais resultados alcançados pela Pefoce nos últimos meses.

“A prova pericial é extremamente importante para as investigações criminais, aqui no Estado do Ceará. A Pefoce trabalha integrada com a Polícia Civil, além de trabalhar em parceria diretamente com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Por isso, é importante esses servidores serem bem treinados dentro desse sistema para que eles possam efetivamente desenvolver suas atividades, trazendo uma sensação de segurança para a população, seja na elucidação de crime, seja na materialidade do crime ou na autoria”, ressaltou o perito geral.

Reforço na Perícia Forense

Ao todo, 227 candidatos foram convocados para o curso, sendo 107 para o cargo de auxiliar de perícia, 60 para o cargo de perito criminal; 40 para o cargo de médico perito legista e 20 para perito legista. Este número representa um incremento de 56% no efetivo atual da Pefoce, e irá proporcionar uma maior abrangência de atendimentos das perícias nos núcleos do interior do Estado.

O engenheiro químico, Mateus Santos Pereira, é um dos candidatos ao cargo de perito criminal e veio de Salvador para fazer o curso de formação em Fortaleza. Ele conta sua expectativa. “Esse foi o primeiro concurso que apareceu após minha formatura na graduação. Eu me formei em maio e logo após saiu o edital, e a expectativa é alta para aprender algo novo, é bem diferente da área que eu trabalhava antes, que era indústria”, declarou.

Para a advogada Jordana Cunha, aprovada no concurso para o cargo de auxiliar de perícia, ingressar na Pefoce é a realização de um sonho antigo, cultivado na graduação.

“Meu primeiro contato com a medicina legal, foi durante a minha faculdade, que inclusive era ministrada pelo professor Victor Hugo, que é médico legista. E o concurso foi uma possibilidade para eu poder desenvolver essa atividade, aqui no meu próprio Estado. Acho que agora está todo mundo ansioso, louco para aprender, para em breve, trabalhar na área e realizar esse sonho”, revelou a futura servidora.

Curso de Formação

O curso de formação tem uma carga-horária de 540 horas/ aula e é composto por módulos de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, além de atividades complementares e estágio.

A grade curricular conta com disciplinas de Direitos Humanos; Direito Constitucional; Criminalista Geral; DNA Forense; Balística e Tiro Defensivo, dentre outros conhecimentos.

Com aulas presenciais, que serão realizadas de segunda a sábado na sede da Aesp, e com aulas na modalidade EaD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Academia, o curso tem previsão de término em março, quando os novos servidores deverão ser nomeados para exercerem suas funções.

Ciclo de capacitação Aesp

O curso de formação da Pefoce marca o início de um ciclo de cursos de formação para aprovados em concursos na área de segurança pública na Aesp, que prevê ainda para este ano de 2022, a realização dos cursos de formação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar e da Polícia Civil.