Pefoce recebe a visita dos futuros bombeiros militares do Ceará que estão em formação pela Aesp

13 de janeiro de 2022 - 15:23 # # # #

Ascom Pefoce – Texto e fotos

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita dos futuros bombeiro militares, que estão no curso de formação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce). Os candidatos da turma 3 (T3) do último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) já estão na etapa final do curso de formação e vieram até a Pefoce para conhecer a estrutura do órgão e ver de perto como são realizadas as perícias, inclusive, como funciona a atuação entre os bombeiros e os peritos em diversas ocorrências que ambos possuem em comum, tais como incêndios, desabamentos, explosões e ocorrências com vítimas de afogamentos.

Com a disciplina na grade curricular que fala sobre isolamento de local de ocorrência e a importância dos bombeiros atenderem os locais com cuidado para preservar os vestígios que serão analisados pela Pefoce, os alunos tiveram um momento teórico para reforçar e aprender um pouco mais sobre o trabalho pericial. Logo em seguida, os alunos participaram de uma visita guiada em que conheceram os laboratórios e conversaram com os profissionais da Pefoce.

De acordo com o perito Fernando Viana, responsável pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), é bastante significativo e válido o ato de levar os agentes da segurança em formação para conhecer a estrutura e o trabalho da Pefoce. “Nós da Pefoce buscamos essa integração com os outros órgãos, mostrando a importância desde a origem da investigação de um crime até a determinação de sua autoria. A Pefoce demonstra através dessas palestras, a importância dos laboratórios, dos instrumentos adquiridos, dos profissionais, das técnicas e metodologias aplicadas ao longo de todo trabalho desenvolvido.”

Ainda segundo o coordenador de perícia criminal atuar de forma alinhada e com o conhecimento disseminado só traz benefícios, “os futuros bombeiros saberem como é o funcionamento da Pefoce mostra o potencial que a Pefoce tem, caracterizando não só a parte de incêndio, que é uma das atuações do Corpo de Bombeiros, mas também as técnicas de isolamento, da preservação, a busca pela autoria de um crime que se manifesta a partir do conhecimento gerado desde a formação dos profissionais de segurança pública”, explica.

Aprendizado e parceria

Uma das alunas, Iara Noronha, se surpreendeu ao conhecer os laboratórios e núcleos que estão diretamente ligados à atuação dos bombeiros, bem como a estrutura geral da Perícia Forense.

“A gente teve uma pequena noção no curso de formação, na disciplina de isolamento de local de ocorrência, que é um dos setores que está mais relacionado à Pefoce e dentro da grade curricular. E essa visita foi importante, pois a gente faz o nosso trabalho direto com a Pefoce, de uma forma geral, e hoje deu para entender bem essa relação”, conta.

Iara Noronha ainda destacou a evolução e crescimento do órgão nos últimos anos. “O que eu achei mais interessante foi o mundo em que a Pefoce se transformou. Já conhecia quando ainda era ‘IML’ e essa mudança foi importante, pois com na atual estrutura é possível realizar muitas perícias e desvendar vários crimes”, destacou.

Para o coordenador e perito criminal, Túlio Oliveira, que está a frente da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), a visita dos futuros bombeiros é interessante para ambos os órgãos, uma vez que estes futuros profissionais adquirem um conhecimento mais amplo sobre a Pefoce e que eles podem se deparar com ocorrências de explosões, por exemplo, e saberão como atuar de forma a preservar os vestígios.

“Essa proximidade do corpo de bombeiros com a Pefoce é extremamente importante e rica na troca de informações. O Núcleo de Química trabalha com resíduos de pós incêndio, e o corpo de bombeiros trabalha diretamente no atendimento inicial. Através desse processo de capacitação continuada, desse contato com os profissionais, é possível diluir as dúvidas, possibilitando que as amostras e vestígios contribuam para um laudo mais robusto e completo. Dessa forma, a integração é importante principalmente para a elucidação dos crimes por meio da ciência”, ressalta.