Aesp e TJCE promovem Curso de Segurança Pessoal para Magistrados

16 de novembro de 2021 - 17:50 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou, nesta terça-feira (16), mais uma turma do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados do Poder Judiciário cearense. A aula inaugural aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e foi ministrada pelo presidente da Comissão de Segurança Permanente do TJCE, desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato.

Um grupo de trinta juízes – sendo 28 deles recém empossados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – participa da capacitação, que é fruto de um convênio de cooperação educacional firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o TJCE.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do curso, os novos juízes cumprirão 40 horas/aula de treinamento, acompanhando aulas de gerenciamento de crises; ações de inteligência na proteção da autoridade judicial; ações para proteção de autoridades judiciais e noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de direção defensiva, evasiva, tiro.

“Esse curso é para que os magistrados tenham consciência daquilo que nós fazemos no dia a dia quando estamos fazendo a proteção deles… muitos magistrados, por exemplo, nunca pegaram em uma arma e no curso cada um dos senhores efetuará cerca de cem disparos, e depois que sair desse curso sai apto inclusive para portar arma… Na instrução de direção defensiva e evasiva eles irão aprender manobras na prática no autódromo. É um curso pequeno, pois são poucas horas, mas que vão possibilitar uma noção do quão eficiente são as técnicas”, explicou o assistente militar do TJCE, tenente-coronel PM Álvaro Coelho Junior.

A capacitação tem previsão de término no próximo dia 28.