Profissionais da Pefoce concluem curso de análise de substâncias inflamáveis

11 de novembro de 2021 - 09:55 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluem nesta quinta-feira (11), o Curso de Análise de Substâncias Inflamáveis por Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas, direcionado aos servidores do Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf).

O perito bioquímico do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina(IGP/SC), Gustavo José, instrutor da capacitação, destacou a relevância dessa temática para a policia científica. “O curso trata de uma análise bem complexa. Estou passando para eles todos os desafios que eu tive que enfrentar e está sendo bem proveitoso de ambos os lados essa troca de experiências, já que trabalhamos com as mesmas áreas da perícia. É uma importante oportunidade para compartilhar documentos, ofícios e conhecimentos técnicos”, finalizou o professor.

Cromatografia

O objetivo principal é exercitar as habilidades dos peritos químicos e engenheiros químicos do NUQFO, neste importante equipamento para fins periciais que é o Cromatógrafo a Gás acoplado ao Espectrômetro de Massas (CG-EM), visando o preparo das amostras, análise, interpretação de resultados e estabelecimento de parâmetros de segurança analítica para identificação de substâncias inflamáveis, com vistas à irrefutabilidade dos laudos periciais produzidos pelo Núcleo.

Locais de incêndio

Além de capacitar os peritos do NUQFO, o curso também é importante para os peritos que atendem locais de incêndio, como é o caso da perita criminal Rosane Aguiar, que atua no Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec). “Para nós da engenharia, é muito importante esse conhecimento sobre os diversos tipos de líquidos inflamáveis que possam ser encontrados em locais de incêndio, que é o mais comum, para proceder à devida coleta de vestígios. Essa interação e propagação de conhecimentos é muito importante para a Pefoce”, encerrou a perita criminal que também participa da instrução.

Capacitação

Para atualizar conhecimentos e repassar novas técnicas e táticas de atuação aos profissionais de segurança pública do Estado, a Célula de Formação Continuada da Aesp/CE promove regularmente diversos cursos que contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações, além de cursos de pós-graduação e outros voltados para a ascensão profissional, ou seja, que os habilitam à promoção.

O treinamento, de 40 horas/aula, teve início na última segunda-feira (8).