Aesp promove encerramento do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública

29 de outubro de 2021 - 18:01 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira (29), a solenidade de encerramento do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp/2021). A cerimônia aconteceu no auditório principal da Instituição e reuniu formandos, familiares e autoridades da segurança pública cearense.

O evento marcou a conclusão da terceira turma do Ceaesp promovida pela Aesp e concedeu o título de especialista para 30 profissionais de segurança pública, incluindo 20 oficiais da Polícia Militar, seis oficiais do Corpo de Bombeiros, dois policiais civis e dois servidores da Perícia Forense (Pefoce).

Presente na solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, destacou a importância desta capacitação e parabenizou os formandos. “Esse curso especialização serve para agregar conhecimentos teóricos aqueles que serão certamente as futuras lideranças da segurança pública desse estado. Então estamos somando senhores, a longos anos de experiência, conhecimentos teóricos, acadêmicos e aí sim teremos o estado da arte… Então os parabéns são em dobro, por terem feito um grande trabalho na segurança pública ao mesmo tempo pelo altíssimo desempenho acadêmico”, declarou Caron.

O titular da SSPDS foi escolhido unanimemente pelos discentes para levar o nome da turma e recebeu uma placa de homenagem durante o evento.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, reconheceu os esforços dos alunos que durante 5 meses conciliaram a rotina profissional com a rotina de aluno.

“Nós sabemos o quanto foi difícil esta caminhada, nenhum de vocês se afastou das suas funções, conduziram essa missão paralelamente com todas as suas atribuições profissionais. Tiveram que se dedicar mais ainda para que pudessem chegar a esse momento de vitória, esse momento de júbilo com a certeza do dever cumprido, e nós da Academia ficamos muito felizes em poder contribuir com isso, de poder estar proporcionando as condições necessárias para que também o nosso nível gerencial, cada vez esteja melhor preparado e assim prestar serviço com maior excelência ao povo cearense”, finalizou Clairton.
Também prestigiaram a solenidade o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araujo; o coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio de Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor doutor José Helano Matos Nogueira; dentre outras autoridades.

O evento contou ainda com apresentação musical do sexteto de bossa nova da banda de música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará e da cantora Meliny Vasconcelos Gomes de Menezes, filha do concludente do Ceaesp/2021, tenente-coronel PM Naerton Gomes de Menezes, em homenagem a todos os formandos.

A capacitação

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública foi promovido pela Aesp, por meio da Célula de pós-graduação, entre os meses de março e outubro de 2021, com o objetivo de propiciar aos profissionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense, as condições necessárias para angariar, aprofundar, refletir e produzir conhecimentos voltados para a gestão estratégica e institucional, nas áreas da segurança pública, defesa civil, cidadania e direitos fundamentais.

Além de promover a especialização dos alunos, o curso, que teve 408 horas/aula, também preparou seus participantes para o exercício de funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoramento das instituições ligadas ao sistema de segurança pública. Sobretudo para os militares, já que para estes, os cursos também tem o viés de habilitação para a ascensão funcional.

Para os militares o Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública, equivale para todos os fins ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e proporcionou a atualização e ampliação dos conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos oficiais superiores das corporações militares estaduais para que estes ascendam ao posto de coronel.