Aesp participa de Simpósio Nacional em Proteção Social aos Militares e Agentes de Segurança Pública

30 de setembro de 2021 - 15:51 # #


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) participa, nesta quinta-feira (30), do I Simpósio Nacional em Proteção Social aos Militares e Agentes de Segurança Pública. O evento, promovido pela OAB Ceará, através da Comissão de Direito Militar (CDM), junto com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Procuradoria da Justiça Militar, é transmitido pelo canal da OAB Ceará no YouTube e debate o tema “O direito à saúde mental no contexto das atividades militares e policiais no Brasil”.

O viés psicológico em operações militares federais; os armamentos e os desdobramentos em psicologia; o acompanhamento em saúde mental e prevenção ao suicídio; o acompanhamento psicossocial aos militares e seus familiares; os impactos psicológicos em situações críticas; e o programa nacional de qualidade de vida (pró-vida) serão os temas abordados durante os painéis.

O orientador da Célula de Formação Profissional da Aesp, tenente-coronel PM Claudomiro Souza irá representar a Aesp no painel Nº 6: Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-vida).

“A Comissão de Direito Militar da OAB-CE presidida pela Dra Susi Rego, está de parabéns por provocar os debates e as explanações para um tema tão relevante na atualidade. A pauta da proteção social deve ser constante em atenção aos homens e mulheres que são designados diuturnamente para servir e proteger o próximo mesmo com o sacrifício da própria vida. A AESP na pessoa do seu diretor Cel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, faz questão de valorizar e enfatizar o tema repassando aos servidores e alunos a importância de um ambiente de trabalho adequado e motivacional capaz de atingir os objetivos institucionais da Academia, especificamente, e da Segurança Pública de uma forma geral”, destacou Claudomiro.

Durante toda a programação, que vai até às 19 horas, os debates contarão com a participação de nomes relevantes no âmbito nacional ligados às áreas de direito militar e segurança pública, como o secretário de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, a diretora do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil, Sônia Amaral, o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio de Oliveira Júnior, e da assessora de Assistência Biopsicossocial da SSPDS, psicóloga Bruna Gadelha Gomes.

Para conferir a programação completa do I Simpósio Nacional em Proteção Social aos Militares e Agentes de Segurança Pública, clique aqui.

Com informações da OAB Ceará