Profissionais de Segurança Pública são capacitados para atendimento aos Grupos Vulneráveis

27 de setembro de 2021 - 12:28 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) encerra nesta segunda-feira (27) o primeiro Curso de Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente a Grupos Vulneráveis. Cerca de 270 agentes participaram da capacitação, incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares e servidores da Perícia Forense.

De acordo com o Plano de Ação Educacional, o curso iniciou no último dia 13 de setembro e foi realizado na modalidade de ensino a distancia, com uma carga horária de 50 horas/aulas e teve o objetivo de capacitar os servidores para atuarem frente a grupos vulneráveis, ou seja, grupos mais suscetíveis à violação de seus direitos seja por questões ligadas ao gênero, idade, orientação sexual, dentre outros, e também fortalecer parâmetros de conduta que visem uma atitude humanística e de valorização da vida.

O curso

A orientadora da Célula de Ensino a Distância explica que diversos setores da segurança pública e entidades envolvidas com a pauta colaboraram para a formatação do curso, dentre eles, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp); Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência (Codip); Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH); Coordenadoria de Políticas Públicas e Direitos Humanos (COPDH); Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Batalhão de policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp/PMCE) e a Coordenação de Políticas Públicas LGBTQIA+.

“Os encontros foram divididos em dois momentos com o objetivo de alinhar temáticas que seriam abordadas no material didático do curso. Nestes encontros foi possível identificar que além da importância de estudarmos os conceitos e legislação vigente de cada grupo vulnerável, seria relevante também identificar quais os protocolos de atendimento frente aos grupos vulneráveis com ênfase nas estatísticas, projetos e ações desenvolvidos no estado do Ceará”, pontua a professora mestre Alana Dutra.

A capacitação foi divida em quatro módulos que abordaram os seguintes temas: Direitos Humanos para Profissionais da Segurança Pública; Conceituando Grupos Vulneráveis e Apresentando a Legislação Vigente; Projetos e Ações de Atendimento a Grupos Vulneráveis no Estado do Ceará e Procedimentos Protocolos Operacionais Junto a Pessoas em Situação Vulnerabilidade.

Para quem não conseguiu participar desta primeira turma, a Célula de Ensino a Distância da Aesp tem previsão de nova oferta em 2022, informações de data e período de execução serão divulgadas em nosso portal.

Mais informações:

Célula de Ensino a Distância – Cedis: ead.aesp@gmail.com