Policiais civis e militares concluem Curso de Policiamento Preventivo Especializado

27 de setembro de 2021 - 13:04 # # # # # # #

Trinta e seis policiais militares e dois policiais civis concluíram, na última sexta-feira (24), o Curso de Policiamento Preventivo Especializado – Ação educacional promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará com o intuito habilitar integrantes do sistema de segurança pública para atuar nas diversas modalidades de serviços preventivos pertencentes ao policiamento de proximidade.

A solenidade de encerramento aconteceu no auditório da Academia e contou com a apresentação de jovens e crianças atendidos pelos projetos Lutando pela Paz e Acord’art, que são ações promovidas pela Polícia Militar do Ceará, por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada.

Presente na cerimônia, o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio de Oliveira destacou a importância da capacitação. “Acreditamos que a polícia comunitária, a polícia de proximidade, essa mediação de conflitos, onde a Polícia Militar se apresenta em todas as áreas principalmente aquelas onde as pessoas estão mais vulneráveis, quando a polícia está presente de forma coesa, técnica e principalmente com esses ensinamentos que todos absorveram aqui, as resoluções dos problemas são bem mais efetivas e são alcançadas de forma mais rápida”, pontuou o comandante.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, também ressaltou o papel da Polícia junto à sociedade. “A nós policiais militares, nos compete a preservação da ordem pública e preservar quer dizer prevenir e restaurar. Então no momento de prevenção nós percebemos essa atividade de polícia comunitária, essa atividade de intervenção junto às comunidades, diretamente onde problemas sociais acontecem, diretamente aonde as políticas públicas chegam com mais dificuldade. Aos que concluíram mais essa capacitação se coloquem como multiplicadores de conhecimento, para que assim a gente possa alcançar o maior número de pessoas, transformando-as no maior número de defensores, de protetores na missão de servir e proteger”, concluiu Clairton.

Estiveram presentes no evento, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio de Oliveira; do coordenador dos colégios da Polícia Militar, coronel PM Ricardo de Almeida Porto; do diretor da Divisão de Proteção ao Estudante da PCCE, inspetor Cláudio Marques e do comandante do Batalhão de policiamento de Prevenção Especializada (BPESP), major Messias Mendes, dentre outras autoridades.

Sobre o curso

A capacitação ocorreu entre os dias 13 e 24 de setembro e teve uma carga horária de 80 horas/aula, contemplando disciplinas de: policiamento de prevenção especializada; ações policiais sociais como ferramenta de aproximação da comunidade; comunicação não violenta e aplicação de técnicas de mediação de conflito; policiamento de prevenção focada; inteligência aplicada em micro território; noções estratégicas de políticas sobre drogas; atuação policial frente aos grupos vulneráveis e minorias e; rede de atenção e cuidado como estratégia de segurança pública, além de oficinas de vivências e diversas outras disciplinas.

Esta foi a terceira turma do Curso de Policiamento Preventivo Especializado promovido pela Aesp este ano.