Delegados, inspetores e escrivães participam de treinamento de Sistema de Informações Policiais

23 de setembro de 2021 - 13:44 # # # # #

Delegados, inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará participam, até a próxima sexta-feira (24), de curso de aprofundamento no Sistema de Informações Policiais – SIP3W, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

O treinamento de 40 horas/ aula é realizado no novo laboratório de informática da Aesp e visa habilitar os participantes para uma maior utilização do dispositivo na atividade policial, maximizando a eficiência e efetividade do serviço desempenhado pelos agentes que utilizam o aplicativo.

O coordenador do curso, delegado Felipe Porto Segundo, explica que a estruturação e organização desta capacitação contou com uma interação direta da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Comissão do SIP3W e da Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotic) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Aqui na Copol temos uma Comissão, que é presidida pela delegada Socorro e que rotineiramente acompanha alguns erros de cadastramento, algumas interações de sistema e usuários que precisam ser melhorados e a gente tenta, aqui nessa Comissão, evoluir o sistema, trazer um melhoramento do sistema, com a parceria especificamente dos operadores”, pontuou Felipe.

Segundo o Plano de ação Educacional da Aesp, a matriz curricular do curso é composta por quatro disciplinas essenciais, são elas: Disciplina 1 – Procedimentos e Cadastramentos; Disciplina 2 – Relatórios Gerenciais; Disciplina 3 – Módulo Mandado de Prisão, e Disciplina 4 – Problemas e soluções.

“A primeira ela trata justamente do processo de cadastramento de pessoas, de indivíduos, de infratores, de vítimas e os professores abordam várias series de complicadores que podem existir durante esse momento… Esses relatórios que estão disponibilizados no SIP, no dia-a-dia da delegacia orientam a autoridade policial no melhoramento de metas, saber quais são as atividades mais rotineiras da delegacia e na última disciplina, são mostrados para os alunos os principais problemas e quais seriam as soluções, isso tudo dentro da vivência dos professores”, destacou o delegado Felipe Porto, coordenador do curso.

João Jeferson, que é escrivão há 13 anos, é um dos alunos do curso e destaca a importância dessa qualificação. “O SIP 3W é uma ferramenta importantíssima no trabalho da Polícia Civil, tanto investigativa quanto organizacional, e essas evoluções que houve no sistema e as quais estão sendo repassadas nesse curso, são extremamente relevantes e bastante pertinentes ao nosso serviço fim”, avalia o policial.

Esta é a terceira turma do curso de aprofundamento no Sistema de Informações Policiais SIP3W promovida pela Aesp este ano e conta com policiais civis de delegacias de Fortaleza, Icó, Aracoiaba, Jaguaruana, além de servidores lotados em especializadas como a Divisão de homicídios e Delegacia de Defesa da Mulher. Outras duas turmas estão previstas para acontecer no mês de outubro.