Militares concluem Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Aesp

21 de setembro de 2021 - 12:08 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta terça-feira (21), a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro Administrativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CAO QOA PM/BM/2021). A capacitação, que é um dos requisitos necessários para a promoção dos capitães ao posto de major, foi promovida entre os meses de maio e julho e qualificou 22 militares, incluindo 18 policiais e seis bombeiros militares do Ceará.

Respeitando todos os protocolos de distanciamento social, o evento reuniu docentes, discentes e familiares dos concludentes, além do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araujo; do coordenador dos colégios da Polícia Militar, coronel PM Ricardo de Almeida Porto e do coordenador de ensino e instrução da Aesp, coronel BM Humberto dias, dentre outras autoridades.

Em seu discurso, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, parabenizou aos futuros majores. “Hoje, os senhores e senhoras se encontram habilitados a ascender ao posto de major, saindo do ciclo de oficiais intermediários e ingressando no ciclo de oficiais superiores. Dando as suas contribuições, as suas experiências, que foram segmentadas ao longo de suas carreiras nas mais diversas funções e unidades por onde todos vocês passaram, e isso agrega conhecimentos e valores. Nós só esperamos que todo esse conhecimento seja empregado em prol do povo cearense. Procurem dar o melhor de cada de vocês! Essa é a nossa missão: servir e proteger!”, pontuou Clairton.

Capacitação em tempo de pandemia

Devido ao cenário da pandemia, o curso, de 300 horas/ aula, foi realizado na modalidade de ensino a distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e com ensino remoto, por meio de aulas síncronas.

A concludente do CAO/2021, capitã PM Diana Maria de Araújo Rocha, que logrou o primeiro lugar na classificação final do curso, salienta como foi esta experiência. “Tivemos de aprender algo que muitos não tinham desenvolvido ao longo da vida, que foi utilizar diversas ferramentas do mundo virtual em curto prazo, creio que antecipamos em uns dez ou quinze anos o que iria acontecer em sala de aula, mas as vantagens também vieram e com isso, tivemos o privilégio de sermos presenteados diariamente com uma estrutura organizacional exemplar, bem planejada, gerenciada pela Aesp. Sinceramente, qualquer elogio que fizesse aqui, não faria jus a tanto profissionalismo que nos foi oferecido. Parabéns a toda a equipe!”, declarou a oficial.

Com uma matriz curricular diversificado, o curso contou com disciplinas de comunicação social; atuação do profissional de segurança pública frente a grupos vulneráveis; tecnologias e sistemas informatizados; teoria e prática de procedimentos administrativos; administração pública; finanças e orçamento público; gestão de contratos e convênios; estatística e análise criminal aplicada à segurança pública; sistemas de defesa civil; intervenção e emergências com produtos perigosos; e gestão de material e patrimônio.