Aesp promove Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano em Iguatu

13 de setembro de 2021 - 15:08 # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (13), o Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU),  qualificação que busca estabelecer protocolos padronizados e práticas planejadas de combate a incêndio em edificações verticais, repassando a doutrina necessária relativa a fatores que garantem o sucesso e a eficácia das tomadas de decisões no cenário operacional do Corpo de Bombeiros Militar.

A 17ª turma do curso está sendo realizada no quartel da 1ª Cia/4ºBBM, na cidade de Iguatu (AIS 21), sob a coordenação do tenente-coronel BM Nijair Araújo Pinto, e inclui bombeiros militares de outros três quartéis: Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Canindé.

A capacitação, de 100 horas/aula, é ministrada por uma equipe de profissionais experientes em debelar incêndios urbanos e aborda assuntos que trabalham a dinâmica do incêndio como: combate defensivo, equipamentos de proteção de combate a incêndio, técnicas auxiliares no combate a incêndio, busca e salvamento em incêndios, estratégia e tática no combate a incêndio, simulados com exercícios de fogo real e em edificações verticais, dentre outros assuntos que qualificam o bombeiro no emprego de técnicas de combate a incêndio ofensivo.

“Com o avanço da ciência e dos equipamentos de combate a incêndio, ocorreu uma mudança de paradigma na forma de atuação nos incêndios estruturais atendidos pelo CBMCE. Após o curso, os Bombeiros Militares aprenderão a se comportar de maneira mais técnica no combate à fumaça e às chamas, pois seus EPIs permitem tal proximidade, com mais segurança, menos danos estruturais e bastante economia de água. Estamos nos tornando referência nesse curso no Nordeste!”, explicou o coordenador do curso e comandante do 1º BBM, Tenente Coronel José Leandro Marinho

As instruções da primeira semana estão sob as orientações do Tenente BM Guilherme, de Fortaleza e seguem até a próxima sexta-feira (24).