Estudante: A missão que nunca acaba, nunca termina!

11 de agosto de 2021 - 14:29 # # # # #

 

Estudante segundo o dicionário é “pessoa que estuda, que procura adquirir conhecimento ou recebe conhecimento através do ensino”; “quem frequenta algum estabelecimento de ensino”, mas na segurança pública ESTUDANTE é uma missão que nunca acaba, nunca termina.

Tudo começa antes mesmo da carreira profissional, quando o aspirante à policial estuda para prestar concurso; vencida essa primeira etapa, vem o curso de formação para ingresso na corporação; após nomeação e posse: mais estudo, são cursos de capacitação, especialização, manutenção e nivelamento nas mais diversas expertises, além dos cursos de habilitação e aperfeiçoamento para ascensão nas carreiras.

E já que hoje, 11 de agosto, é o Dia do Estudante, convidamos três alunos, de diferentes cursos promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) para contar suas histórias e experiências como estudantes e profissionais de segurança pública.

Um sonho

João Alberto Soares Neto, 33 anos, é aluno do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3), em andamento na Aesp desde maio. Ele fala que ser delegado é um sonho cultivado desde a infância, e que dedicou boa parte da sua vida estudantil em busca de realizá-lo.

“O concurso foi em 2015 e eu comecei a me preparar em 2013. Eu estudava de segunda a sábado, cerca de 6 a 7 horas por dia. Eu já havia tentado uns dez concursos, sempre para delegado. Eu advogava e, em paralelo, eu me preparava… Eu já havia cursado Relações Internacionais, Engenharia de Produção, mas me encontrei no Direito, e o tempo foi só me confirmando que o que eu realmente queria era ser delegado de polícia”, declarou João.

Agora na reta final do Curso na Aesp, o jovem que veio de Teresina para prestar o concurso da Polícia Civil do Ceará, conta como está sendo a rotina de formação em Fortaleza. “A experiência aqui na Aesp está sendo única na vida de qualquer um de nós. É um momento de muita aprendizagem e muita novidade. Apesar de ainda sermos alunos, esses ensinamentos vão nos fazer alcançar o maior sonho, que é nossa nomeação e a posse”, e deixa uma dica para os concurseiros que como ele, sonham em ingressar na carreira policial. “A rotina de estudo não é fácil. O concurso não é fácil. Mas nada paga viver essa experiência tão sonhada que é conseguir passar no concurso público que a gente deseja. Estudem, se dediquem e se esforcem!”, pontuou o futuro delegado.

Mais conhecimento, mais responsabilidade

E para quem pensa que o estudo acaba após a nomeação, se engana. O curso de formação é apenas o primeiro da carreira policial. Pois, além das especializações e das atualizações de conhecimentos necessários para o sucesso na carreira, o profissional de segurança pública também precisa fazer cursos de habilitação e aperfeiçoamento para alcançar a ascensão funcional.

Para o subtenente PM Fábio Vieira Correia, estudar faz parte da carreira e da vida do bom policial. Ele conta que desde que ingressou na Polícia Militar do Ceará, em 1994, sempre buscou mais conhecimento.

“Desde o início, mesmo com as dificuldades que a gente encontra na rua, eu fui procurando sempre conhecimentos. Me formei primeiro em Matemática, fui me especializando, me formei em Direito, fiz uma pós-graduação em Direito Militar e já passei também na OAB. Já fiz vários cursos pela PM, curso de Direitos Humanos, cursos de aperfeiçoamentos, técnicas policiais”, pontuou o subtenente.

Pagando mais uma etapa na carreira, Fábio agora é aluno do Curso de Habilitação a Oficial (CHO). A qualificação, que é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente, além de aprendizado traz mais responsabilidades.

“O CHO foi uma meta que foi alcançada com bastante estudo e dedicação. Tudo que você vai fazer tem que ter muita dedicação e o CHO eu acho que é um passo grandioso na carreira do policial. Ele espera muito tempo e se prepara bastante para a ascensão a patente de oficial”, revela Fábio.

Novos aprendizados em tempo de pandemia

Outra história de estudante exemplar é da delegada Teresa Cristina Cruz. Ela explica como foi o caminho até a sonhada aprovação no concurso há 8 anos.

“A jornada de estudante para passar no concurso foi árdua. Dedicava 10h do meu dia aos estudos, divididos entre o curso preparatório e o estudo doméstico. O concurso contou com 5 exaustivas fases e em 03/10/2012 fui empossada como Delegada de Polícia Civil do Ceará”, contou Teresa, que agora é chefe da Assessoria Jurídica da PCCE.

Atualmente, a policial divide o amor pela sala de aula em dois papéis, já que é professora de Direito Constitucional em cursos preparatórios e cursos da Aesp, e também é aluna do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), pós-graduação lato sensu promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública.

Para a delegada, a sede de conhecimento não tem fim e é essencial para o sucesso profissional. Ela, que já é especialista em Direito Processual, revela como está sendo a experiência nesta nova especialização, que é exclusiva para profissionais de segurança pública, sobretudo neste momento de pandemia em que as instituições de ensino precisaram aderir à modalidade de ensino remoto ou a distância, para preservar a saúde e segurança de docente e discentes.

“A experiência obtida no Ceaesp ultrapassou todas as expectativas, uma vez que o curso trouxe visões diferentes e importantes da segurança pública, em virtude da diversidade dos alunos e das disciplinas dispostas na grade curricular. As aulas síncronas foram de extrema importância, diante do momento de pandemia vivenciado desde março de 2020, mas principalmente por nos permitir o contato com colegas da segurança pública lotados em várias partes do nosso Ceará”, pontuou.

Aesp: berço da segurança pública e lar de estudantes

Desde 2011, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) é responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais que integram o sistema de segurança pública e defesa social do Estado do Ceará, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense.

A instituição de ensino, que é vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), é considerada o berço da segurança pública e um exemplo de integração.

Neste momento, estão em andamento na Aesp a formação de 47 novos delegados da PCCE e 191 novos soldados bombeiros. Além de cursos de habilitação a oficial da PMCE e do CBMCE; curso de operador de drone, curso de abordagem, curso de multiplicador de procedimentos operacionais e tantos outros.