Aesp inicia formação de 190 aprovados no concurso de soldado bombeiro

6 de agosto de 2021 - 18:56 # # # # # # # #

 

Começou nesta sexta-feira (09), o curso de formação profissional para os cento e noventa candidatos aprovados no último concurso para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A capacitação será promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e terá duração de aproximadamente 5 meses.

A aula inaugural foi ministrada pelo coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Roque de Araújo, no Ginásio da Aesp, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron e do diretor-geral da Academia, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, além de outras autoridades.

Abrindo a solenidade, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, deu boas-vindas aos alunos. “Hoje se inicia uma trajetória para a qual os senhores e senhoras se prepararam, é um momento de reconhecimento para o esforço de cada um de vocês. Aproveitem o curso de formação para adquirir os conhecimentos necessários para a missão que irão desenvolver, aproveitem também para fazer amizades, que são importantes na vida da gente, contem com cada um dos servidores dessa casa de ensino para ter a melhor formação possível e depois convertam todo esse empenho, servindo ao povo cearense com serviço de excelência”, declarou o diretor.

O titular da SSPDS ressaltou a importância desse momento. “Esse início de atividades hoje tem uma representatividade toda especial, estamos comemorando no domingo 96 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e todos os militares, da ativa e da reserva, desta corporação ajudaram a construir essa história e tenho certeza que vocês terão também oportunidade de construir essa história”, enfatizou Caron.

O Secretário também destacou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a segurança pública cearense. “O Corpo de Bombeiros Militar conta hoje com os equipamentos mais modernos que existem em nível mundial, fruto de muito investimento, muita gestão e visão de futuro. Nós temos o que há de melhor no mundo para a defesa dos cidadãos e cidadãs cearenses, mas além de todos equipamentos que foram adquiridos – e sempre estamos buscando algo melhor e mais moderno – estamos aqui hoje celebrando, o investimento na seleção, na formação e na capacitação daquilo que há de mais importante, que são os homens e mulheres que integram o corpo de bombeiros militar”, declarou Sandro Caron.

A formação

O Curso de Formação profissional é a terceira etapa do certame, e inclui ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

O treinamento, que tem uma carga horária de 1.020 horas/aula, possui uma matriz curricular composta por disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: sistema de segurança pública no Brasil; psicologia das emergências; ética; direitos humanos; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático; tiro defensivo, dentre outros componentes curriculares que habilitarão o novo soldado a executar serviços operacionais, administrativos e outras missões bombeirísticas.

Futura bombeira

Dentre as 18 mulheres que estão matriculadas na 3ª turma do CFPCPBM, está a engenheira de alimentos Ana Fabrine, de 29 anos. Ela conta como surgiu o interesse pela carreira. “Eu sempre tive uma admiração pela carreira militar, porque o meu pai e vários familiares são militares e quando eu conheci mais um pouco da profissão de bombeiro e vi a oportunidade do concurso eu me interessei e quis prestar o concurso, e hoje ser bombeira é um dos meus maiores sonhos”, e revela a emoção que está sentindo. “Eu estou muito ansiosa, aguardava isso há muito tempo e fiquei muito feliz quando a convocação para começar nosso curso de formação saiu. Vai ser um momento de muitos aprendizados novos nesse tempo de formação”, declarou a futura soldado.

Mais investimento

Além do reforço de efetivo que receberá após a formação dos novos soldados, o Corpo de Bombeiros Militar já recebeu do Governo do Ceará, no dia 02 de julho, nove viaturas tipo Pick up, cinco veículos Auto Bomba Tanque e Salvamento, 14 kits de desencarceramento e 109 equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma para reforçar e ampliar o trabalho do Corpo de Bombeiros na Capital e no Interior, contabilizando um investimento total de R$ 6.623.705,84.

Programação Especial

Até o próximo dia 11, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realiza uma séria de atividades em comemoração ao 96º aniversário da corporação. Nesta sexta-feira (06), foi realizado o lançamento da pedra fundamental do museu do CBMCE, que será instalado no histórico Quartel Central, no bairro Jacarecanga, e na próxima semana será realizado entrega de novos equipamentos e solenidade virtual de entrega de condecorações.