Policiais civis participam de curso de Vistoria Veicular na Aesp

2 de agosto de 2021 - 13:09 # # # # # #

 

Um grupo de vinte policiais civis participa até o próximo dia 20 do Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

A capacitação, que visa orientar os agentes sobre as diversas circunstâncias jurídicas que envolvem a inclusão e exclusão do gravame de roubo ou furto dos veículos automotivos, e sobre os sinais identificadores dos mesmos, tem uma carga-horária de 72 horas/aula e as instruções ocorrem na sede da Aesp e na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), no bairro Maraponga.

De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), o curso tem uma didática que envolve aulas teóricas e atividades práticas sobre a vistoria veicular; o sistema e a operacionalização do S-25.

A aula inaugural do curso contou com palestras do titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), delegado Pedro Viana de Lima Junior e do escrivão de classe especial, Francisco Willans Quezado.

Segundo o titular da DRFVC, delegado Pedro Viana de Lima Junior, com este curso, mais policiais estarão habilitados para atuar em ações de combate a crimes de roubos e fraudes documentais e veiculares no Estado.

“É um curso extremamente importante, sobretudo a questão do gravame, porque a inclusão no sistema permite que os órgãos policiais consigam de forma um pouco mais rápida a recuperação daquele veículo roubado ou furtado, evitando muitas vezes, que aqueles veículos atravessem nossas fronteiras de Estado, nossas divisas… E a baixa do gravame em si, também tem uma importância muito grande, porque o cidadão quando tem o seu veículo roubado e registra um boletim de ocorrência, para a base de dados de todas as polícias, inclusive uma base nacional, vai o gravame de roubo e furto desse veículo, e enquanto isso não for dada baixa, o cidadão que tiver transitando nesse veículo, vai ser abordado pela polícia. Por isso, é extremamente importante que o cidadão, tão logo tenha o seu veículo recuperado, que ele compareça nas delegacias, aqui no caso da capital na DRFVC e nessas delegacias que ficarão habilitadas também a realizar esse serviço agora com a formação desses novos policiais para dar baixa no gravame de roubo e furto”, explicou Pedro Júnior.

Esta é a primeira turma do Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto de 2021 e capacitará inspetores e escrivães lotados em delegacias de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Sobral, Russas, Itapipoca e Quixadá.