SSPDS inicia semana de aniversário de 24 anos com solenidade virtual

19 de maio de 2021 - 11:16 # # # #

 

 

A lembrança de uma trajetória marcada pela dedicação, empenho, esforço e estratégia marcaram a abertura do aniversário de 24 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). O evento ocorreu de forma remota na tarde desta terça-feira, 18 de maio, na sede da pasta, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

Após um histórico sobre o caminho percorrido há mais de duas décadas, servindo aos cearenses, um vídeo institucional ilustrou a missão da pasta mesmo em tempos de pandemia, que atua zelando pela ordem pública e pela defesa social das pessoas e do patrimônio, coordenando as atividades de suas vinculadas: Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O evento, que ocorre anualmente, este ano aconteceu de forma remota, seguindo todos os protocolos sanitários devido à pandemia da Covid-19. A cerimônia contou com a entrega das Medalhas General Assis Bezerra e dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais do Sistema de Segurança, que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano.

A cerimônia transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, e do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira.

Sandro Caron ressaltou durante a solenidade o compromisso de todos os profissionais do Sistema de Segurança e dos órgãos que colaboram com as ações estratégicas da pasta.

“Os representantes que recebem o Certificado de Relevantes Serviços Prestados e a honraria da medalha General Assis Bezerra são um registro de todas as pessoas agraciadas. É um reconhecimento por elas sempre realizarem um esforço e um profissionalismo imenso à Segurança Pública do nosso Estado. Estamos começando a semana de aniversário da SSPDS. São 24 anos de história, na mesma semana em que a Polícia Militar do Ceará comemora 186 anos. Registro minha gratidão a quem participou desses 24 anos de histórias e, também, ao esforço de nossas vinculadas garantindo segurança, saúde e bem-estar à população. Agradeço a todos os cearenses por acreditarem e por vibrarem com as ações positivas da SSPDS. Isso move homens e mulheres da segurança pública”, destacou o secretário.

Medalha General Assis Bezerra

Entre os agraciados com a “General Assis Bezerra”, receberam presencialmente a honraria, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública da SSPDS, José Helano Matos Nogueira.

“Friso a alegria que é participar desta pasta vibrante e com ideias inovadoras, que sempre trabalha em prol da população do nosso Estado. Essa medalha representa a todos que fazem a segurança pública e estão também nas vinculadas, que confiam e acreditam na segurança pública. É, ainda, por todos que prestam relevantes serviços para nossa população”, disse o comandante-geral durante o discurso.

Também foram condecorados com a medalha: Antônio Clairton Alves Abreu, diretor-geral da Academia Estadual de Segurança (Aesp); Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), secretário da Saúde do Ceará; Evandro Sá Barreto Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado; coronel PMCE Andrade Mendonça, chefe da Casa Militar; José Kilderlan Nascimento de Sousa, comandante do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); e o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Teodoro Silva Santos.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, participou do evento virtual e fez questão de ressaltar a importância das duas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará, na última quinta-feira (13), que viabilizam a realização de concursos para as Polícias Civil e Militar, e para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Os concursos foram anunciados pelo Governo do Ceará em novembro de 2020. Contudo, as leis precisaram ser modificadas para que os certames e o ingresso de novos profissionais aconteçam da melhor maneira possível.

Governador sanciona leis para realização de concursos na área da Segurança Pública do Ceará; serão 3.074 novos profissionais

“Sinto-me honrado por receber a maior condecoração da SSPDS. Sempre tivemos relação de respeito e valorização dos profissionais da segurança com as leis das promoções. Aprovamos as leis que viabilizaram o concurso para as Polícias Militar e Civil, e para a Pefoce. Parabenizo a Secretaria pelo lançamento do Sistema Agilis e pela iniciativa nobre da Campanha Alimentação que amenizará a fome de quem mais precisa”, destacou o parlamentar.

Certificados de Relevantes Serviços Prestados

Já os “Certificados de Relevantes Serviços Prestados” foram entregues para 40 profissionais, entre servidores e colaboradores, que trabalham no sistema de segurança e que prestaram serviços de relevância e destaque. Uma das assessoras de comunicação da SSPDS, Aline Freires, foi um dos nomes indicados a receber a honraria. Feliz pelo reconhecimento, a jornalista destacou a honra ao receber a homenagem.

“É uma honra ser reconhecida pelos gestores da SSPDS com o Certificado de Relevantes Serviços Prestados. Como assessora de comunicação atuando há quase cinco anos na pasta, me sinto orgulhosa de poder fazer parte dessa instituição composta de pessoas compromissadas e que servem diuturnamente à sociedade cearense. Eu sou apaixonada pelo que faço, pelo meu local de trabalho e pelas pessoas com quem trabalho. Dedico essa honraria especialmente a todos da assessoria de comunicação pelo trabalho de excelência que desempenhamos com tanto primor diariamente”, finalizou.

Em memória ao escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Aloízio Alves de Lima Amorim, a SSPDS também condecorou o servidor com a homenagem. O policial civil, de 60 anos, era escrivão da PCCE há 10 anos e atuava em Tauá, Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. A cerimônia de abertura do aniversário da SSPDS foi encerrada com uma apresentação musical do maestro da Filarmônica do Ceará, Gladson Lima de Carvalho.

O diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade também foi agraciado com o certificado de relevante serviços prestados.